Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

20 de Agosto de 2010 09h35

Levantamento técnico da Smades constata 31 córregos na capital

20/08/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

A Prefeitura Municipal de Cuiabá através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - Smades concluiu o levantamento de córregos e áreas de preservação permanente no perímetro urbano da Capital.  O objetivo do trabalho foi o de identificar e quantificar os córregos; o estudo ainda pretende verificar qual o estado dessas áreas de preservação ambiental, já que elas dão início a todos os rios que abastecem a capital e outras cidades.

O trabalho foi realizado pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA), que demorou 30 dias para concluir o levantamento. Os dez fiscais do núcleo administrativo e os sete técnicos de licenciamento ambiental realizaram a verificação de todas as áreas de preservação permanente no município, incluindo as áreas particulares. 

O Diretor de Meio Ambiente, Giovanni Ferreira de Vasconcelos, revelou que a pesquisa constatou 31 córregos na capital.  “A Diretoria disponibiliza o levantamento temático e um relatório de caracterização ambiental das matas ciliares, o levantamento das nascentes e a identificação de áreas que estão degradadas e necessitam de recuperação. Foram contabilizados oito córregos   na região oeste, nove na região sul, cinco na região norte e nove na região leste  em todo perímetro urbano de Cuiabá”, frisou.

Giovanni ainda mencionou o caso das áreas que são objeto de invasão. Em situações desse tipo, a Smades vai solicitar a demolição das construções irregulares, com a ressalva de que o objetivo não é prejudicar ninguém, mas sim cumprir com a legislação ambiental e de zoneamento, que impede a ocupação, repassando os casos de área de risco para a Agência Municipal de Habitação (AMHP).

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, este trabalho é de fundamental importância para o poder público traçar metas e ações a curto, médio e longo prazos, para evitar o assoreamento de córregos e dos rios e em que estes desaguam. “Estamos trabalhando agora para identificar todas as nascentes de Cuiabá. O trabalho deve ser feito em parceria com diversos órgãos municipais e o munícipe”, concluiu.