Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

30 de Maio de 2012 11h06

Horto Florestal promove uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

30/05/2012

SMAAF Cuiabá (65) 3616-9600

 

Reiniciando suas atividades o Horto Florestal de Cuiabá “Tote Garcia” promove uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 05 de junho. As ações terão início às 08 horas e se estenderão durante todo o dia. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e co a Agroamazônia e Bioterra.


Veja a programação:

- Apresentação do Coral da Escola Adventista Centro América

- Pintura Facial Ecológica

- Cine Ambiental

- Jogo 500 Pássaros

- Stand da Policia Ambiental

- Palestra com Agroamazônia

- Stand Fitoviva

- Divulgação do resultado da Gincana “Escola Amiga do Meio Ambiente”

A programação é aberta toda a população.

 

Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolheu o Brasil - dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo – para ser a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) no ano de 2012.

O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.

O Brasil foi sede do WED em 1992, durante a Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

“Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”, declarou Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA.

“Três semanas após o WED, o Brasil recebrá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida – um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta”, adicionou.  O Brasil tem o quinto maior território do mundo, com quase 8,5 milhões de Km2 onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, o que o torna o quinto país mais populoso do mundo.

As celebrações do WED no Brasil, na semana do dia 5 de junho, é parte de milhares de eventos que acontecem no mundo todo. O WED 2012 vai enfatizar o modo como ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde uma maratona até mutirões de limpeza, competições entre blogueiros, exibições, seminários, campanhas nacionais e internacionais e muito mais.