Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

17 de Março de 2011 17h00

Horto Florestal faz balanço do número de visitantes em 2010

17/03/2011

Fabíola Gomes-Assessoria- SMAAF

Diante do sucesso pela procura ao Horto Florestal em 2010, o parque vem ampliando as visitas com o projeto “Conheça o Horto Florestal”. No ano passado, 38.750 alunos passaram pelo Horto Florestal, segundo dados oficias disponibilizados pela coordenadora do parque, Zilda Helena.  

 

Conforme levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, todos os dias o parque recebe visita de pelo menos uma escola.  Durante toda esta semana foi a vez da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva.   

Segundo Zilda, a operação “Conheça o Horto Florestal” tem buscado atender melhor aos visitantes, oferecendo infraestrutura para que as pessoas possam usufruir dos atrativos do parque, com trilhas educativas, caminhadas e palestras sobre animais taxidermizados (empalhados), da Policia Ambiental, além da realização de piqueniques pelas escolas.  

 

“Priorizamos e reforçamos a equipe para atender um maior número de pessoas que visitam o parque. Temos monitores para dar segurança, conforto e tranquilidade para que os visitantes desfrutem das belezas locais. Além disso, estamos providenciando placas indicativas em parceria com a empresa Agroamazônia para conhecimento das trilhas, árvores em extinção e evitar acidentes”. 

Outro ponto destacado por Zilda é o convite para que as famílias também visitem o Horto para realização de piqueniques e caminhadas. “Realmente este detalhe tem chamado bastante a atenção. São poucas as famílias que passam a tarde no parque, geralmente recebemos a visita de escolas, crianças que aproveitam o clima mais ameno do local, que já se percebe uma queda de temperatura na entrada do parque”.

 

Histórico: 

O Horto Florestal Tote Garcia foi criado em 4 de fevereiro de 1953 e está situado na Zona Sul da cidade de Cuiabá, à margem esquerda do rio Coxipó, na Rua Ivam Rodrigues Araes, sendo limitado pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio e pela rua Antonio Dorileo, com uma área aproximada de 15 hectares. O Horto Florestal já teve outras denominações como Parque Florestal Municipal (Lei 529 de 2 de julho de 1960) e Parque Zoobotânico (Lei 1953 de 14 de maio de 1982).

 

Após pertencer às Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento e à de Obras e Serviços, o Horto já esteve vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e atualmente é subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, constituindo-se em uma área pública, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, produção de mudas para arborização da cidade, desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população.

Horário de Funcionamento: 

 

O parque está aberto de segunda a sexta, de 7h às 17h30. Agendamento para visitas de escolas, universidades, igrejas e demais instituições, assim como cursos e famílias, devem ser feitos pelos telefones (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.

 

 

Mais Informações:
3313-3158 (Horto Florestal) ou 3645-6101