Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

07 de Novembro de 2011 17h41

Disk Silêncio: Fiscais da prefeitura de Cuiabá apreendem equipamentos de 10 veículos

07/11/2011

Fernanda Braga Peixoto - SMAAF: 3645-6100

 

Agentes da Diretoria de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora realizaram apreensões de caixas de som de dez veículos, na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias de Cuiabá. As ações foram realizadas entre os dias 03 e 06 de novembro.

De acordo com informações da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), os veículos emitiam som superior ao permitido pela legislação vigente. Na ocasião também foram apreendidos panfletos que estavam sendo entregues, já que a distribuição de folhetos é proibida por lei.

Além disso, houve notificação de um posto de combustível, localizado na Avenida Presidente Marques (em frente ao colégio Liceu Cuiabano), delimitando o período de funcionamento até às 21 horas, interdição de dois estabelecimentos comerciais, por não possuírem Alvará de Funcionamento e por perturbação do sossego público, o primeiro, localizado no bairro Quilombo e outro, no Despraiado.

Apreensões

Os objetos apreendidos foram caixas de som eletrônicos, alto-falantes, tweeters e frentes de toca CD, além de milhagens de folhetos de publicidade de festas. Os equipamentos recolhidos foram encaminhados à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA).

Multas

O valor das multas aplicadas varia entre R$270,00 e R$6 mil. As infrações podem ser consideradas leves, graves ou gravíssimas, conforme legislação vigente (Lei Municipal de Combate a Poluição Sonora N°3.819/99).

Denúncias

O plantão do Disk Silêncio, para atendimento de reclamações contra a poluição sonora, funciona de quarta-feira a domingo, das 21horas às 04 horas, pelo telefone 9982-3210. Em horário comercial, as denúncias devem ser feitas pelo Disk Denúncia da SMAAF: 0800-6475330 ou 3645-6110. Os telefones do Disk Denúncia e Disk Silêncio são somente para atendimentos na capital.