Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

21 de Setembro de 2010 18h00

'Dia da árvore' reúne 700 pessoas no Horto Florestal

21/09/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

Cerca de 700 pessoas participaram hoje (21-09), de manhã e à tarde, do “Dia da Árvore” no Horto Florestal Tote Garcia. Jovens, crianças e deficientes percorreram as trilhas  locais,  acompanhados  por educadores ambientais   e membros da equipe  da Agroamazônia.  Ao longo do percurso, conheceram áreas verdes e as maneiras corretas de se preservar  a fauna e flora, além da importância  de redução do consumo de água, principalmente em fases críticas, a exemplo da atual estiagem. Economizar água, foi ressaltado, é importante durante o ano inteiro. 

Os monitores esclareceram outros aspectos ambientais, instruindo os visitantes para ‘dar uma mão à natureza’ ainda dentro de casa, com  a separação  do lixo (reciclagem).

As atividades em comemoração  ao ‘Dia da Árvore’, ‘Dia da Água’ e ‘Semana  do Meio Ambiente’,   fazem  parte  do calendário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano,   que  este  ano  recebeu o apoio da Agroamazônia, informou  Zilda Helena, coordenadora  do Horto Florestal. 

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto,  afirmou que “essa iniciativa é um instrumento capaz de promover a consciência coletiva sobre a necessidade de se preservar a natureza e recuperar áreas e nascentes de água prejudicadas pela ação do homem”.

A Smades, conforme Archimedes, objetiva com eventos do tipo chamar a atenção de jovens e crianças sobre a responsabilidade de cada cidadão com a proteção do meio ambiente.

A coordenadora do Horto ainda ressaltou  sobre a responsabilidade de cada em preservar o meio ambiente. “Esse dever não é apenas do poder público  e, sim, de cada um de nós. Temos que nos conscientizar dessa missão e trabalhar para melhorar a qualidade ambiental e promover o bem-estar da coletividade”, alertou. 

Mais Informações:
3645-6101