Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

17 de Junho de 2013 17h47

Defesa Civil prepara simulado contra enxurradas em Cuiabá

17/06/2013

Renata Neves - 3645-6054

Membros da Defesa Civil de Cuiabá participam de curso de preparação para promover, no dia 13 de julho, um simulado contra enxurradas na Capital. A primeira reunião para elaboração do plano para o simulado foi realizada na manhã desta segunda-feira (17) e também contou com a presença de representantes do órgão em âmbito nacional e estadual.

Segundo o tenente José de Almeida, membro da Defesa Civil nacional, o objetivo do simulado é preparar o Estado, os municípios e a população para agir de maneira correta durante uma enxurrada e, assim, minimizar os prejuízos gerados.

O curso preparatório acontecerá no período de 8 a 13 de julho e, o simulado, no dia 13, será realizado no bairro Parque Geórgia, em Cuiabá, e também contará com a participação da população local.

“Os moradores da região vão conhecer, na prática, o sistema de alerta e alarme de chuvas fortes. Com isso, poderão tomar providências para evitar consequências piores. Também serão orientados sobre rotas de fuga seguras e onde poderão obter atendimento social e à saúde. É importante que a população se conscientize sobre o risco de desastres e saiba como agir quando um acontecer”, explicou José de Almeida.

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito Alves dos Santos, explica que o bairro Parque Geórgia foi escolhido por se tratar de uma das regiões da Capital mais atingidas por enxurradas.

“Embora estejamos entrando no período de estiagem, as enxurradas urbanas são as que mais têm assolado a nossa cidade e é importante que todos nós saibamos como agir nesses casos para que não sejamos pegos de surpresa e possamos dar uma resposta mais rápida à população”, afirmou.

Além de membros da Defesa Civil de Cuiabá, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, também participarão do simulado representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Transporte e Assistência Social, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, Sérgio Roberto Delamônica, técnicos da Defesa Civil de outros municípios também foram convocados para participar do simulado.

“É imprescindível que a população participe, porque ela é fundamental nesse processo”, salientou.