Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

19 de Março de 2013 16h37

Defesa Civil de Cuiabá atende famílias atingidas pelas chuvas

19/03/2013

Renata Neves - 3645-6054

A Defesa Civil de Cuiabá está realizando um grande trabalho para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas registradas ontem (18) e hoje (19) em Cuiabá.  Cerca de 230 famílias tiveram as residências atingidas pelas águas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil da Capital, Oscar Amélito, desde a tarde de ontem diversas equipes estão em campo para atender aos necessitados.

Um grupo de assistentes sociais tem visitado as residências, levando colchões e alimentos aos que perderam seus bens nas enxurradas. Também está sendo distribuído hipoclorito de sódio para que seja promovida a desinfecção dos imóveis.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Parque Geórgia, Cohab São Gonçalo, Parque Atalaia, Jardim Vitória, 1º de Março, Porto, São João Del Rey, além dos residenciais Morro de Santo Antônio e Coxipó.

Parte dos alagamentos, conforme Oscar Amélito, foi registrada em regiões de ocupação irregular.

“O problema envolvendo áreas de risco é grave, não só em Cuiabá, mas em todo o país. Temos aproximadamente cinco mil famílias nessas condições e estamos agora fazendo um levantamento junto com Ministério de Integração Nacional e o Ministério das Cidades para identificar cada uma delas”, salientou.

A situação é detectada, por exemplo, na região do Parque Geórgia. “Na última enchente, ocorrida há oito anos, várias famílias que estavam em condições irregulares foram retiradas e hoje verificamos a permanência de outras nos mesmos locais”, declarou Amélito.

Dados

Somente nesta segunda-feira, o acumulado de chuva atingiu 127.8 milímetros. Segundo o secretário de Obras Públicas de Cuiabá, Marcelo Oliveira, os projetos de engenharia são feitos baseados em uma média de chuvas e o volume registrado foi bem acima do esperado. O secretário informou ainda que um levantamento sobre obras necessárias para os córregos da cidade já está sendo realizado.

Limpeza de córregos

A limpeza de córregos é realizada de forma contínua pela Prefeitura de Cuiabá. Após as chuvas, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão nas ruas dando continuidade aos trabalhos.

Além do município, a população também tem o dever de manter os córregos limpos. “Cada um pode fazer a sua parte, não jogando lixo nos córregos”, ressalta o secretário de Serviços Urbano, Rogério Varanda.