/

03 de Junho de 2013 10h56

Curso de monitores ambientais será iniciado nesta terça-feira (04)

03/06/2013

Secretaria de Comunicação

Dando continuidade à programação em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cuiabá promove nos dias 04, 05, 06 e 07 de junho o curso de monitores ambientais. 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o curso será realizado no Horto Florestal, das 7h às 17h, e inclui palestras sobre plantas do cerrado, educação ambiental, plantas medicinais, trilhas interpretativas, serpentes e recreação no meio ambiente. Inicialmente previsto para ser realizado na semana passada, o curso foi adiado devido à greve dos motoristas de ônibus.

A programação da Semana do Meio Ambiente teve início no dia 22 de maio e se estende até o dia 5 de junho, e inclui, além do curso de monitores, a realização de palestras e gincanas.

Vinte escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino participam da 3ª Gincana Ecológica, que visa recolher embalagens plásticas recicláveis e alertar para os prejuízos causados pela destinação incorreta dos materiais.

Durante a gincana, são realizadas palestras sobre Educação e Sustentabilidade nas escolas participantes, além de atividades de coleta de embalagens plásticas recicláveis e atividades artísticas e culturais com temática ecológica enfatizando a importância do cuidar do planeta para a atual e as futuras gerações.

As palestras são ministradas por monitores do Horto Florestal e têm o objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

As escolas vencedoras serão aquelas que recolherem o maior número de embalagens plásticas. A pesagem dos materiais será realizada no dia 4 de junho e no dia 5, às 14h, no Horto Florestal, serão entregues as premiações para os três primeiros lugares.

As embalagens arrecadadas serão doadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que irá vendê-las e reverter os recursos para a instituição.

Programação estadual

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participará da programação estadual em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, cuja abertura será realizada na manhã do dia 5, na sede do Ministério Público Estadual.