Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

28 de Dezembro de 2010 17h00

Cuiabá realiza último mutirão contra a Dengue em 2010

28/12/2010

Fabiola Gomes - Assessoria Smades

A Campanha de Combate à Dengue da Prefeitura Municipal de Cuiabá terá seu último mutirão deste ano nesta quarta-feira (29-12), das 8 às 18 horas, nos bairros Altos da Serra, São Gonçalo, Jardim Mossoró, Condomínio Sávio Brandão, Jóquei Clube e bairro Dom Aquino. A concentração preparatória aconteceu na manhã de hoje (28-12), no Centro de Saúde do bairro Dom Aquino, sob a coordenação da Diretoria da Vigilância em Saúde e Ambiente do Município, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Infra- estrutura  e o  Governo do Estado  .

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, o objetivo é visitar todas as residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, para identificar criadouros e providenciar a retirada de material que ofereça risco para o surgimento do mosquito transmissor. Proprietários de imóveis onde existem focos do mosquito da dengue podem sofrer punições. Em casos de reincidência, eles podem ser multados por não terem solucionado o problema.

O valor da multa varia conforme a gravidade da situação e acúmulo de infrações. Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá está multando seis imóveis abandonados, localizados nas  ruas das Papoulas (JD. Cuiabá Qd 18, Lt 04, Rua Safira , Qd17 LtB, (Bosque da Saúde), Rua alto Garças, ( Jd Bela Vista)  Qd 10, Lt 08 (Jardim Colorado), Rua Maria Mendes ( B: Duque de Caxias), Rua Goiás, (lot Duque de Caxias) B; Ribeirão da Ponte e  o imóvel localizado  na Av. 8 de abril , no B: Cidade Alta.  Um único imóvel já acumula  mais de R$ 9 mil em multa.

Ações em dezembro - Visitas domiciliares, tratamento de 100% dos reservatórios não removíveis; investigação e notificação de casos suspeitos de Dengue; pulverização com bomba costal motorizada em imóveis com caso suspeito de Dengue; notificação de imóveis residenciais e comerciais que se encontram com presença de muitos criadouros do mosquito; limpeza dos bolsões de lixo; e informação para a população nos pontos de apoio, sobre como ocorre o ciclo de vida do mosquito da Dengue, e possíveis criadouros, são as principais ações realizadas”.


Mais Informações:
3645-6101