Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

30 de Julho de 2013 16h03

Cuiabá participa de discussão sobre destinação de resíduos sólidos

30/07/2013

Renata Neves

Com o objetivo de promover a destinação correta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos e garantir a preservação do meio ambiente, o município de Cuiabá desenvolve uma série de ações e participa de discussão para definição de outras a serem adotadas nos próximos anos.

A implementação da política de resíduos sólidos é tema da 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente, que acontece nesta terça (30) e quarta-feira (31) na sede das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS). O assunto está sendo debatido por representantes de 13 municípios, com foco em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.

Entre as ações promovidas pela Capital estão a implantação de projeto-piloto que promove a reciclagem do lixo, a adequação do Aterro Sanitário Municipal às normas ambientais e a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Cuiabá, que prevê a introdução da coleta seletiva e um melhor aproveitamento dos materiais recicláveis produzidos na Capital.

No mês passado, a Prefeitura de Cuiabá assinou acordo com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para a concessão da licença operacional do Aterro Sanitário, que estava em situação irregular desde 2010.

Para a obtenção da licença, válida por três anos, a prefeitura se comprometeu a elaborar um plano emergencial, que conterá medidas a serem adotadas para o correto funcionamento do aterro.  Além disso, a construção da nova célula deverá ser concluída até setembro.

“Inicialmente, estamos delimitando a área do aterro sanitário para que possamos definir exatamente a área sobre qual trabalhar. Isso deve ser concluído ainda nesta semana e, a partir daí, adotaremos todas as medidas técnicas, contratando inclusive uma consultoria, para atendermos a legislação”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Segundo o diretor de resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, José Abel do Nascimento, atualmente são produzidas em Cuiabá 550 toneladas por dia. No entanto, apenas 2,5 toneladas por mês são recicladas por meio do projeto Cuiabá Recicla, desenvolvido no bairro CPA I.

“Trata-se de um projeto-piloto que queremos levar para toda a cidade. A intenção é ampliar para 10 mil os pontos de coleta seletiva em Cuiabá e garantir que até 2014 ao menos 30% dos resíduos sejam reciclados”, explicou Abel.

Para conscientizar as crianças e jovens sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve ações de educação ambiental.

“Hoje esse assunto é trabalhado em todas as disciplinas e algumas escolas já têm projetos específicos de educação ambiental, com coleta seletiva de lixo. Além disso, temos promovido gincanas ecológicas visando a coleta de garrafas pets para eliminá-las do meio ambiente. Algumas ações já estão acontecendo, mas precisamos intensificá-las na perspectiva da educação ambiental e o compromisso com esta e com as futuras gerações”, ressaltou o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, José Ferraz de Araújo.

Construção civil – Durante a abertura da conferência, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, chamou a atenção para a destinação dos resíduos produzidos pela construção civil.

“A destinação dos resíduos da construção civil é um dos problemas mais sérios que enfrentamos hoje. Cuiabá se tornou um canteiro de obras e uma única empresa é responsável pela destinação de todos os resíduos produzidos, no entanto, a estrutura existente hoje não é suficiente para atender a demanda”, disse.

A conferência regional antecede as etapas estaduais, que irão culminar na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), a ser realizada em Brasília entre os dias 24 e 27 de outubro.

“Durante a conferência vamos eleger 31 delegados e elencar 20 ações prioritárias para serem enviados à etapa estadual. O debate sobre a destinação dos resíduos sólidos é de suma importância e servirá de orientadora para a implementação da política nacional”, destacou o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Zidiel Coutinho.

A 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente segue até esta quarta-feira (31), das 9h às 18h. Coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estadual do Meio Ambiente, o evento conta com a parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Educação.