Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

14 de Julho de 2011 09h00

Cuiabá inicia processo de recuperação das nascentes dos córregos

14/07/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quarta-feira (13-07), pela primeira vez um projeto para recuperação das nascentes dos córregos que compõem a bacia hídrica da cidade e que deságuam no rio Cuiabá. O prefeito em exercício de Cuiabá, Júlio Pinheiro, e o promotor do Meio Ambiente, Gerson Barbosa, firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, para a recuperação das nascentes de dois córregos que cortam Cuiabá. Um é o córrego do Machado e outro é o córrego que corta o bairro do CPA 2.

Devido ao nível de poluição por esgoto doméstico e a ocupação presente ao longo das nascentes, os dois córregos correm o risco de desaparecer. O MPE pede que seja realizada a devida recuperação das duas nascentes, tratamento do esgoto e canalização das nascentes. “A situação das nascentes em Cuiabá é de extrema preocupação. A situação é degradante”, destaca o promotor.

Durante a reunião, Gerson Barbosa, fez um alerta muito grave: “Há uma perda de quantidade e qualidade de água. Se não tomarmos providências urgentes e imediatas, corremos o risco de, em um futuro próximo, ficarmos sem água em Cuiabá”.

O município ficou responsável pelo levantamento técnico dos problemas existentes nas áreas das nascentes e promover as ações necessárias para a recuperação e decorrente preservação ambiental.