Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

10 de Fevereiro de 2011 14h19

Continua fiscalização de ambulantes na área central

10/02/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

A Prefeitura de Cuiabá continua a fiscalização de camelôs na área central, Av. Fernando Corrêa, Av. do CPA e Av. Carmindo de Campos, por tempo indeterminado. Nesta terça-feira (08-02), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano realizou uma operação na área central por meio de denúncias que Camelôs estavam atuando sem autorização de uso e ocupação de solo. “Está proibido novas instalações na Praça Ipiranga, em decorrência do alto fluxo de ambulantes no centro de Cuiabá. A Secretaria  está fazendo um levantamento para saber quantos ambulantes estão atuando, a real situação dessas  famílias; informou o Secretário da Ajunto da Pasta, Anildo Aparecido de Arruda.   

 A fiscalização deverá ser rigorosa contra aqueles que não dispõem de licença para vender ou que possuem autorização, mas desrespeitam as regras  como a venda de CDs e DVDs piratas.

Ontem, durante a operação foi pedido um reforço da Policia Militar para acalmar a real situação.  Os ambulantes entraram em confronto com os  fiscais da Secretaria e com a própria Pólicia Militar. “Após desacato a uma das autoridade um  ambulante foi encaminhado  ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) planalto”.  Ainda segundo Anildo estes ambulantes já tinham sido notificados e sabem que podem ser retirados a qualquer momento, se não desocuparem os locais públicos. “Nem nós, da prefeitura, que fazemos a fiscalização, estamos conseguindo andar no Centro”, reclamou Anildo, anunciando um pedido de apoio da Polícia Militar para a retirada dos vendedores das ruas.

De acordo com o Secretário da Smades, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, além da chegada de novos ambulantes do interior e de outros estados, existe o problema daqueles que têm permissão para um determinado ponto e que usam desse artifício para se instalar em outros locais conforme sua própria conveniência e o movimento de consumidores. “A fiscalização está sendo intensificada na capital sem data marcada  e  por tempo indeterminado para  coibir este tipo comercio informal. Estamos trabalhando para melhorar o aspecto visual de nossa cidade, a caminho  do Mundial  de Futebol onde umas  das  exigências da FIFA  para  Cuiabá  é a retirada  de ambulantes  de praças e calçadas”.    

 

Mais informações:
3645-6101