Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

23 de Julho de 2013 17h43

Conferência Regional de Meio Ambiente discutirá política de resíduos sólidos

23/07/2013

RenataNeves

A implementação da política regional de resíduos sólidos será o tema da 3ª Conferência Regional de Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho, em Cuiabá.

O debate sobre o assunto ocorrerá com foco em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.

Participarão da conferência representantes dos municípios de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

“A III Conferência Regional é de suma importância para Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, pois discutirá o tema ‘Resíduos Sólidos’, que será relacionado à esfera local e servirá de orientadora para a implementação da política nacional, contribuindo para que o Estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos”, ressaltou o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Zidiel Coutinho.

A conferência regional antecede as etapas estaduais, que irão culminar na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), a ser realizada em Brasília entre os dias 24 e 27 de outubro.

Durante os debates serão eleitos delegados e elencadas 20 ações prioritárias, sendo o máximo de cinco por eixo temático, para serem enviados à etapa estadual.

A etapa regional será realizada na sede das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), situada na Av. Rubens de Mendonça, nº 3.500, no bairro Bosque da Saúde (dentro do Grande Templo).

O evento é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estadual do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Educação.

Etapa estadual - A 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso será realizada no período de 11 a 13 de setembro.

Nesta etapa serão discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais/regionais do estado e são eleitos os delegados para a etapa nacional.

Etapa nacional – A Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) tem como objetivos específicos: contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, divulgar a PNRS e elencar ações e iniciativas prioritárias para cada ente da federação e incentivar o município a capilarizar seus planos em âmbito local e regional.