Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

27 de Dezembro de 2019 09h00

BALANÇO - Horto Florestal fecha o ano com mais de 26 mil visitas estudantis e 101 palestras

27/12/2019

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Sustentabilidade ambiental foi o guia das atividades promovidas pelo Horto Florestal em 2019. Dedicada a tornar a educação ambiental inclusiva, a equipe do Horto realizou 101 palestras, da zona urbana a rural e recebeu em seu espaço verde 26.792 alunos, dentre estudantes de escolas públicas, particulares e universidades.

Vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Horto Florestal é uma área pública, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, para a produção de mudas e arborização da cidade, para o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população.

“Este ano, o Horto, mesmo em reforma, recebeu cerca de 26 mil estudantes de escolas públicas, privadas e universidades. E isso é visão, integração e humanização que o nosso gestor Emanuel Pinheiro prega e que nós trabalhamos para cumprir”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

Foram quatro projetos desenvolvidos durante todo o ano: Cuiabá e suas transformações ambientais nestes 300 anos; Dia da Água na comunidade Coxipó do Ouro, Gincana Ecológica e Natal Ambiental. Eles foram executados pela equipe especializada do Horto e seu parceiros: Faculdade de Cuiabá (FAUC), Universidade de Cuiabá (UNIC), Juizado Volante Ambiental (JUVAM) e Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA).

“Não fazemos nada sozinhos e os nossos parceiros foram essenciais para que concluíssemos este ano com saldo positivo de ações do Horto. Além das palestras e visitas, nós também realizamos a distribuição de mudas aos servidores no dia deles. A adesão foi grande e entregamos 780 mudas aos trabalhadores da Prefeitura de Cuiabá”, comentou a gerente do Horto Florestal, Zilda Helena.

No Horto é possível encontrar o viveiro de mudas, local onde são produzidas as mudas de inúmeras espécies, em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. A vegetação predominante é de mata ciliar com espécies típicas dos gêneros Alchornea (“gurupiá”), Celtis (“sarã”), Inga (“ingá”) e Anadenanthera (“angico-branco”), e algumas espécies remanescentes de cerradão. Ao lado da vegetação natural foram introduzidas espécies arbóreas exóticas.

O Horto Florestal Tote Garcia abre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, deve ligar pelo número (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.