Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

26 de Agosto de 2013 17h55

Aviões serão usados no combate a queimadas em Cuiabá

26/08/2013

Evelyn Ribeiro

A primeira das duas aeronaves que vão auxiliar na prevenção e combate às queimadas em Cuiabá foi entregue nesta segunda-feira (26) ao Município pela Superintendência Estadual da Defesa Civil.

Os reforços devem integrar uma operação desenvolvida em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa e Proteção Civil Municipal e Estadual e Delegacia de Meio Ambiente (Dema).

A operação foi iniciada neste final de semana e visa a orientar e, inclusive, prender aqueles que forem flagrados ateando fogo no perímetro urbano. Esta prática é considerada crime ambiental inafiançável.

A previsão é de que a outra aeronave chegue nesta terça-feira (27), e ambas devem ser utilizadas até o dia 15 de outubro, com a possibilidade de prorrogação. A aeronave que já está na Capital é do modelo Airtractor 502 B, possui GPS e capacidade para despejar 1.900 litros de água.

Com capacidade para voar em baixa velocidade, a aeronave consegue identificar focos de incêndio onde o acesso é limitado, como nas áreas de parques estaduais e nacionais. Já a outra aeronave é do modelo Airtractor 802 F e sua capacidade é de três mil litros de água.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito, os índices de queimada são preocupantes nesta época do ano – e o uso dos aviões torna o combate mais eficaz.

“Além do trabalho feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros em terra, agora podemos contar com este auxílio em regiões em que levaríamos mais tempo para chegar, ou talvez nem conseguíssemos ter acesso”.

Neste mês já foram registrados 233 focos de incêndios em Cuiabá.