Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

07 de Janeiro de 2013 15h43

Antonio Maximo é escolhido para ser o novo Secretário de Meio Ambiente de Cuiabá

07/01/2013

Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, definiu nesta segunda-feira (07/01), Antonio Carlos Maximo como o novo secretário municipal de Meio Ambiente. Ele agradeceu a escolha e confiança depositada pelo prefeito e contou que antes de qualquer coisa quer conhecer a estrutura da pasta.

“Primeiramente, quero conhecer o corpo de funcionários, o potencial de recursos humanos, técnicos e estruturais para atender a demanda da Secretaria. Sei que os desafios são grandes, os recursos são parcos, mas com determinação, organização e trabalho pode-se trazer importantes resultados para as demandas ambientais do município de Cuiabá”, afirmou.

Uma das solicitações feitas pelo prefeito ao secretário é o de dar agilidade, com segurança, aos processos de licenciamento. “Atender a essa demanda usando de ferramentas modernas de gestão, para dar agilidade aos processos, é um dos objetivos principais. O mesmo deverá ser feito com relação à rotina de fiscalização”.

Outro tema prioritário para o gestor é desenvolver projetos de impacto ambiental positivo estabelecendo parcerias com outras secretarias, sobretudo, com a Educação e Serviços Urbanos. “As novas gerações podem adquirir um grau mais agudo de entendimento e conscientização dos problemas ambientais e das suas soluções. Daí a necessidade de se investir nas parcerias com as escolas”.

Perfil

Antonio Maximo é mestre em educação pela PUC de São Paulo, tem doutorado e pós-doutorado também pela Universidade de São Paulo. É professor da UFMT desde 1984, lotado do Instituto de Educação/UFMT. Foi professor do Mestrado em Educação da UFMT de 1997 a 2007 onde orientou vários trabalhos de mestrado voltados para a pesquisa sobre as políticas educacionais em Mato Grosso.

No campo profissional, além da UFMT, foi assessor do Ministério da Educação para assuntos ligados ao Ensino Médio. Trabalhou também no INEP e na UNB. Em Mato Grosso, exerceu por dois anos o cargo de Conselheiro do Conselho Municipal de Educação, além de ter sido membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da SECITEC

Entre 2003 e 2005 foi Secretário Adjunto de Políticas Educacionais na SEDUC nas gestões de Gabriel Novis Neves e Ana Carla Muniz.

Entre 2005 e 2010 foi coordenador do escritório da UNESCO em Mato Grosso onde teve a oportunidade de discutir a fundo as questões ambientais no País, sobretudo, no que diz respeito a Mato Grosso. Com sua equipe da UNESCO, elaborou diversos projetos cujo foco era a preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e, sobretudo, o estabelecimento do link entre Meio Ambiente e Educação.