/

22 de Junho de 2011 17h48

Alunos da UFMT conhecem diversidade da flora e fauna do Horto Florestal

22/06/2011

Rosane Brandão/PMC

Cerca de 80 alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram nesta quarta-feira (22-06) do projeto de Educação Ambiental “Conheça o Horto Florestal”, que visa divulgar a diversidade da fauna e flora dos 17 hectares do parque. Durante todo o dia os alunos participaram de várias atividades, entre elas palestras educativas e trilhas.

O projeto “Conheça o Horto Florestal”  é realizado de segunda a sexta-feira e recebe visita de centenas de alunos e crianças de escolas da rede pública e particular de Cuiabá, além de alunos de universidades. “O parque serve também para aulas de campo dos alunos de engenharia e biologia da UFMT”, informa a gerente de Educação Ambiental do Horto, Zilda Helena da Silva.

Em 2010, o parque recebeu aproximadamente 38 mil alunos e neste ano, de janeiro a junho, já foram contabilizados a visita de quase 16 mil alunos.

Segundo a gerente, o parque possui 17 hectares de área de reflorestamento com mais de 200 espécies de plantas, sendo algumas da Mata Atlântica, cerrado, pantanal, caatinga e até mesmo da América Central. “A maioria delas são espécies exóticas, que atrai os visitantes pela beleza singular”, observou a gerente do parque, lembrando que no início deste mês a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF) em parceria com a empresa Agroamazônia, instalou 150 placas informativas nas árvores distribuídas por todo o horto. 

Além das plantas, segundo Zilda Helena, o parque possui também uma imensa diversidade de espécies de animais de pequeno e médio porte, como o sagui, tatu, capivara, cutia, cobra e também o de grande porte, como o macaco bugio. O parque também cerca de 100 espécies de pássaros, segundo pesquisa feita pela UFMT.

O parque está aberto de segunda a sexta, de 7h às 18h. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.

Histórico - o Horto Florestal Tote Garcia foi criado em 4 de fevereiro de 1953 e está situado na Zona Sul da cidade de Cuiabá, à margem esquerda do rio Coxipó, na Rua Ivam Rodrigues Araes, sendo limitado pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio e pela rua Antonio Dorileo, com uma área aproximada de 17 hectares. O Horto Florestal já teve outras denominações como Parque Florestal Municipal (Lei 529 de 2 de julho de 1960) e Parque Zoobotânico (Lei 1953 de 14 de maio de 1982).

Após pertencer às Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento e à de Obras e Serviços, o Horto já esteve vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e atualmente é subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, constituindo-se em uma área pública, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, produção de mudas para arborização da cidade, desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população. 

Mais Informações:  
3313-3158 (Horto Florestal) ou 3645-6101