Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

15 de Fevereiro de 2012 10h27

Ação dos Correios foca sustentabilidade no Carnaval

15/02/2012

Correios-Mato Grosso-3611-1118/ 3611-11103

Às vésperas do Carnaval, a comunidade do CPA poderá participar da folia de forma mais sustentável. Na quinta-feira (16), a partir das 7h30, na Lagoa Encantada do bairro CPA 3, os carteiros dos Correios de Mato Grosso realizam o plantio de 250 mudas, com a participação dos moradores. A população também poderá realizar a coleta seletiva de materiais recicláveis. No local haverá pontos específicos para o recebimento de produtos como garrafas pet, latinhas, papelão, papel, pilhas, baterias, óleo usado, medicamentos vencidos, entre outros.  

A iniciativa faz parte do projeto Desafio Ambiental, lançado nacionalmente em 2010. Os empregados dos Correios deverão plantar cerca de 110 mil mudas no país. Em Mato Grosso, a meta de plantio para este ano é de 1400 árvores nativas do Cerrado mato-grossense, entre elas aroeira, ipê e jatobá. O número simboliza a quantidade total de empregados ecetistas no estado.  

No final do ano passado, os Correios fizeram o primeiro ciclo de plantio na Lagoa Encantada, o que ajudou no cumprimento da meta de 2011 quando foram plantadas pouco mais de 1500 mudas no estado. A área foi escolhida porque vem sendo revitalizada por profissionais do Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), projeto patrocinado pela Petrobras, que tem coordenado a recuperação da mata ciliar do Córrego do Caju e demais áreas do parque.  

Segundo o diretor regional dos Correios, Nilton do Nascimento, este será um momento para reflexão sobre alternativas de produção mais sustentáveis. “Além de nossos empregados que são os agentes multiplicadores, envolver a comunidade é essencial para que projetos ecológicos se efetivem na prática”.   

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma  

As festividades de Carnaval, quando toneladas e mais toneladas de lixo se acumulam pelas ruas da capital, são uma boa oportunidade para exercitar a reciclagem. Por isto, além do plantio de árvores do Desafio Ambiental, haverá a coleta seletiva com o objetivo de estimular a conscientização sobre o tema.  

Em nível nacional, a empresa postal realiza vários projetos na área de sustentabilidade ambiental, entre eles estão a coleta seletiva solidária, coleta seletiva de lixo, e o Ecopostal, sendo que este último, transforma os malotes e uniformes descartados em artesanato.  

Ao som de marchinhas carnavalescas, as crianças do CPA e das escolas Quintino de Freitas e Leovegildo de Mello terão programação especial. Haverá show de humor de temática ambiental com os atores dos Correios, Marinalva e Silvio, que dão vida aos personagens, Francisquinha e Manezinho. Serão exibidos também filmes educativos sobre a importância da reutilização e economia da água para o uso doméstico.  

Além da parceria do Projeto CRRA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que doou as mudas a serem plantadas na Lagoa, os Correios contam com o apoio da Sanecap e Banco do Brasil. Na coleta seletiva, são apoiadoras a Farmácia Phloreaceae, Maxvinil Tintas e a Cooperativa de Catadores e Produtores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Coopermar).

mtimprensa@correios.com.br/ mtascom@correios.com.br