Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

24 de Maio de 2011 16h20

Abertas inscrições para palestras da Semana do Meio Ambiente

24/05/2011

Rosane Brandão/Secom

No dia 5 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF) promove entre os dias 30 de maio e 06 de junho a Semana do Meio Ambiente com o tema “Aquecimento Global, Mito ou Realidade?”. O evento contará com uma extensa programação na Praça Alencastro, no Horto Florestal Tote Garcia e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Antônio Cesário Neto. Estão incluídas na programação palestras educativas voltadas para alunos do ensino médio, universitários e profissionais da área.

Para participar das palestras os alunos e as escolas precisam se inscrever pelo site da Prefeitura  www.cuiaba.mt.gov.br até o dia 01 de junho. As palestras serão realizadas nos dias 02 e 03, das 08h30 às 11h e das 14h30 às 17h, no CEJA Antônio Cesário Neto. O número de participantes é limitado, por isso a importância de se inscrever com antecedência.

A abertura do evento será no dia 30, das 8h às 12h, na Praça Alencastro. Neste dia haverá doação de 500 mudas de plantas para a população, exposição sobre prevenção da dengue, exposição de animais sinantrópicos, exposição de animais taxidermizados sensibilização às queimadas urbanas e blitz educativa, com distribuição de mil lixo-car.

No dia 31 será a inauguração das placas informativas de árvores do Horto Florestal. As placas foram doadas pela Agroamazônia. No último dia de evento serão realizadas atividades voltadas a alunos, como pintura facial, teatro, trilhas e palestra.

O objetivo do evento, segundo o Secretário do Meio Ambiente, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, é estimular debates sobre a preservação do meio ambiente, entre estudantes, profissionais e ambientalistas. “A SMAAF vem trabalhando para sensibilizar a população quanto ao tratamento preventivo com as  queimadas realizadas em terrenos baldios, fatores que propiciam a disseminação de queimadas urbanas. Esta é uma das ações que a Secretaria vem desenvolvendo em prol do meio ambiente”, observa o secretário.

O evento será realizado em parceira entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Centro de Educação Ambiental (CEAM), CEJA Prof. Antônio Cesário Neto, Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFE), Defesa Civil Municipal, Agroamazônia, Bioterra, Rede Cemat e Empaer-MT.

PALESTRAS E MINICURSOS

Minicursos

02/06 - Manhã

- Educação Ambiental Lúdica - Juan Maro Kersul Carvalho (Profª. Biologia UNIC)-

- Controle de Qualidade da Água - João Paulo Martins Viana (Funasa)

- Saúde e Meio Ambiente - Patrick Fleury Cabral (Biólogo esp. Ciências Ambientais / Prof. UNIC)

- Bioindicador de Qualidade Ambiental - Edson Viana Massoli (UNIC)

02/06 Tarde

- Animais Peçonhentos - Luiz Eduardo Saragiotto Silva (Biólogo SES)

- Poda - Ronaldo Costa Marques (Eng. Florestal)

- Resíduos Sólidos - Tony Schuring (Prof. Biologia)

- Convívio entre Arborização e Rede Elétrica - Rosemary Machado Alves Meger (Departamento de Meio Ambiente Rede Cemat)

 03/06 - Manhã

- Plantas Medicinais - Claudemir Clóvis de Campo (Phitoviva) e Antônio Nery de Azevedo (Phitoviva)

- Vigilância e Saúde Ambiental: As consequências das queimadas na saúde da população - Vagner Barros (Prof. Esp. Biologia)

- Trilhas - Rodrigo Macedo (Ed. Ambiental Prof. Biologia)

- Biodiversidade Vegetal do Cerrado -Setembrino Robson de Carvalho (Prof. Esp. Biologia)

Palestras

02/06 - Manhã

“Educação Ambiental e a Biodiversidade brasileira” - Prof. Dr. Heitor Medeiros de Queiróz

02/06 - Tarde

“Impactos Ambientais e suas consequências para a sociedade moderna” - Prof. Dr. HDR. Deucleciano Bittencourt Rosa

03/06 - Manhã

“Aquecimento Global: Mito ou Realidade” - Rodrigo Marques (Prof. Climatologia UFMT, doutorando USP)

 Mais Informações: 3645-6101