/

21 de Fevereiro de 2011 14h35

Memorial da Água abriga importantes documentos da história do abastecimento da água de MT

21/02/2011

Rosane Brandão/Sanecap

Denominado pelo projeto histórico original de “Museu vivo da história do abastecimento de água mato-grossense”, o Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ abriga importantes e valiosas informações sobre a história do abastecimento de água do estado. No complexo do Memorial, localizado no bairro Quilombo, entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, estão as Estações de Tratamento de Água I e II.

Quem visitar o Memorial vai ter a oportunidade de conhecer um pouco da história da água e do saneamento do município de Cuiabá e do estado, que é divulgada por meio de documentos, fotografias, exposições de máquinas, peças antigas, pinturas, painéis explicativos, entre outros arquivos históricos. No local está abrigada a ‘Sala de Memória, Sala de Pesquisa e Biblioteca Temática, informou a historiadora Neila Barreto.

“ O local possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e vários Chafarizes; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico, totalmente revitalizado pela Fundação de Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), informou Barreto.

Inaugurado em maio de 2008, o complexo do Memorial da Água, é considerado hoje um dos mais importantes locais para realização de eventos culturais e ambientais de Cuiabá. O local tornou-se palco de visitações diárias de unidades educacionais, pesquisadores, companhias de saneamento e população em geral não só da capital, mas também de Várzea Grande e interior do Estado de Mato Grosso.

O Memorial da Água foi revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com o intuito de referendar a importância histórico-cultural, social, político e econômico do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.

As duas ETAs (I e II) respondem por 60% do abastecimento da cidade, águas captadas do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira. A ETA I (Engenheiro José Brunello Bombana), primeira Estação de Tratamento de Água de Cuiabá, foi construída em 1940. Já a ETA II (General Austragésilo Homen de Mello) foi inaugurada em1970.



Mais informações:

3313–3335

memorial@sanecap.com.br