Comunicação / PREFEITURA E COMUNIDADE

17 de Março de 2018 12h10

Prefeitura bate recorde e atende mais de 1.500 pessoas com serviços dentro da comunidade

17/03/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

Mais de 1.500 pessoas passaram pelas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Getúlio Vargas, número recorde de atendimento, de acordo com as outras edições do ‘Prefeitura & Comunidade’. O projeto da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, foi criado para levar para os bairros serviços de cidadania, de saúde, de direitos e diversos outros.

“O objetivo é oferecer serviços para aquele cidadão que não possui tempo de se deslocar ao centro da cidade porque, a correria do dia a dia de uma mãe ou pai trabalhador não lhe permite. Muitas dessas pessoas não possui nem mesmo condições de ir e voltar a um cartório ou Procon. Muitas vezes, ela não sabe nem onde recorrer na busca por seu direito, então a prefeitura pensou em reunir todos esses serviços e levar para dentro da comunidade. O resultado é essa multidão exercendo sua cidadania e seus direitos”, explicou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Entre algumas das centenas de atendimentos, o caso da moradora do bairro São Gonçalo Coxipó, Maria Eva Trindade, de 79 anos, chamou a atenção. Há anos sem ir ao centro da cidade, a aposentada ansiava a oportunidade de buscar seu direito de consumidor porque sofre descontos ilegais em sua aposentadoria, em decorrência de um serviço de cobrança ilegal.

Entre os relatos dos fatos para a equipe do Procon municipal e também à primeira-dama Márcia Pinheiro, que passava pela ala de atendimento, Maria agradeceu a oportunidade de poder resolver o caso, principalmente, pela proximidade. “Estou agradecida porque tenho uma deficiência na perna, então não posso ficar pra lá e pra cá. Resolver essa questão próximo ao meu bairro é de uma alegria tremenda”, contou.

A ação da prefeitura, nesta unidade, em específico, possui o raio de alcance 56 bairros adjacentes, além de alguns assentamentos. Além dos serviços mais complexos, os mais procurados são os de caráter mais simples como a emissão de documento e a plastificação.

“Sou autônoma e estava indo visitar uma cliente, passei por aqui para tirar a segunda via do meu RG porque o atual estava muito danificado. Foi rápido, simples e sem nenhum burocracia. É importante esse trabalho e espero que venha mais vezes”, contou Célia Aguiar.

Mês da Mulher

O recorde da edição também se deu em razão do número de serviços ofertados, mais de 100, muitos deles atendendo ao Mês da Mulher com  serviços específicos para o público feminino dentre eles, por exemplo, a prevenção ao câncer de mama (MT Mamma), a assistência psicossocial,  o atendimento de estética facial, maquiagem e cabeleireiro, esses oferecidos para o resgate da auto-estima feminina, como elenca a coordenadora do Cras Getúlio Vargas, Carla Costa Braga.

“A finalidade do evento também é homenagear as mulheres para valorizar o importante papel que elas possuem dentro da sociedade. Muitas delas, às vezes estão fragilizadas emocionalmente, com a auto-estima baixa. Então, a beleza tá muito ligada à mulher e oferecer a ela esses trabalhos, em conformidade com o apoio moral, pode ser crucial para a vida delas”, afirmou.

Ainda com enfoque na mulher, a parceira da prefeitura com a Defensoria e Promotoria vem ao encontro da campanha encabeçada pela primeira-dama Márcia Pinheiro que busca debater a violência contra mulher, principal bandeira da campanha Março Mulher, lançada no último dia 07.

“Aproveitamos esse envolvimento com a comunidade para também levar serviços e informação quanto ao combate a agressão contra mulher. Temos defensores públicos no Cras, especializados na questão da mulher, então é aproveitar esse momento de reflexão para podermos buscar acabar com esse mal”, destacou Márcia Pinheiro.

O evento foi coroado com o sorteio de diversos brindes e presentes para as mulheres, momento de entretenimento que teve grande envolvimento. “Estou com sorte hoje. Fique tão feliz! Estava esperando ser atendida quando escutei meu número e logo sai correndo. Bacana a gente ser prestigiada, às vezes, porque a gente passa por tanta coisa e muitas vezes essas pequenas atitudes salvam o dia”, disse Adenice Aravas.