Habitação e Regularização Fundiária /

14 de Agosto de 2013 17h30

Prefeitura vistoria casas não ocupadas do Residencial Altos do Parque

14/08/2013

Ana Assumpção

A Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica Federal iniciaram nesta quarta-feira (14) uma vistoria às residências ainda não ocupadas do Residencial Altos do Parque I. Os contemplados com as unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida tiveram o prazo de 30 dias, que se encerrou no último dia 8, para ocupar as casas.

Além de 38 casas ainda não ocupadas, a Secretaria Municipal de Cidades ainda recebeu quatro denúncias de beneficiários que estariam negociando as residências, o que não é permitido pelas regras do Programa.

Durante as visitas, um representante da Caixa Econômica Federal e uma equipe da Secretaria averiguam se a casa foi invadida e questiona vizinhos sobre a ocupação da mesma.

“Há casos em que o proprietário não apareceu, visita esporadicamente a casa ou colocou familiares para ocupar a residência. Nos casos de unidades que estão sendo vendidas, os próprios vizinhos acabam denunciando”, afirma a assistente social da Secretaria Municipal de Cidades, Lucijane Bernardes.

Após a vistoria, a assistente social e o representante da Caixa Econômica Federal encaminham um laudo para o banco.

“Com esse laudo, a Caixa ajuíza uma ação para convocar o proprietário a prestar esclarecimentos e a casa pode voltar a ser destinada a um novo beneficiário”, explicou o assistente da Caixa Econômica Federal, Antônio Araújo Bezerra.

O Residencial Altos do Parque I, localizado na região do Coxipó, foi entregue no dia 8 de julho e beneficiou 472 famílias de baixa renda da Capital.

“A Prefeitura de Cuiabá está empenhada em oferecer a casa própria às famílias em vulnerabilidade social. Para conquistar o benefício, as pessoas devem ser selecionadas por critérios rígidos e justos. E essa visita pós-ocupação faz parte deste processo, pois precisamos verificar se a casa está sendo utilizada por quem realmente foi contemplado e necessita”, avaliou o secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista.