/

17 de Agosto de 2011 13h54

Prefeitura realiza sorteio de casas do Residencial Nova Canaã

17/08/2011

Patricia Brandão/AMH

A Prefeitura de Cuiabá, através da Agência Municipal de Habitação, em conjunto com representantes da Caixa Econômica Federal, realizou hoje (17-08) o sorteio dos nomes de  novecentos cadastrados no Programa Minha Casa Minha Vida, que serão contemplados com residências  no Residencial Nova Canaã, localizado no Jardim Umuarama, região do Grande CPA. O Ginásio Dom Aquino ficou lotado de pessoas que aguardavam ansiosas em saber  o número do  novo e tão sonhado lar.  

O sorteio e os critérios de seleção ocorreram  de acordo com a exigência da Caixa Econômica Federal, que determina que 50% das casas construídas com recursos dos Governos Federal, Estadual e com contrapartida do Município, sejam reservadas para pessoas moradoras em áreas de risco e em situação de vulnerabilidade social. A dona de casa Eva Lúcia de  48 anos disse que não tem  palavras suficientes para expressar a emoção que sentiu. “Essa noite nem consegui dormir direito porque nem  acreditava que hoje iria saber o endereço da minha nova casa", desabafou ela.

Aos 55 anos, Seo Liberaldo chegou cedo ao local acompanhado da família. A alegria estava presente no largo sorriso ao afirmar que espera passar a velhice em um  ambiente seguro. “Parece um sonho, mas é verdade: vou deixar uma área de risco no bairro  Alvorada, onde moro atualmente,  para viver  numa casa confortável, e  ainda com segurança, estou super feliz com isso".

 O secretário de Habitação, João Emanuel, disse  que todos os cadastros foram analisados criteriosamente por uma equipe técnica, incluindo assistentes sociais, que visitou todos os candidatos em situação mais crítica. Ele ressaltou que a Defesa Civil Estadual fez o mapeamento das áreas que se enquadravam como sendo de risco e a Agência de Habitação se responsabilizou pelo cadastro das famílias, cuja relação foi encaminhada a Caixa Econômica Federal.  

“Nossa meta é reduzir ao mínimo possível o déficit habitacional, dando atendimento preferencial àquelas famílias que vivem em locais sem nenhuma condição de infra-estrutura, às margens de rios e córregos de nossa Capital; a meta é dar a essas famílias condições dignas de moradia”, observou João Emanuel.

As novecentas casas do Residencial Nova Canaã são entregues com toda a infra-estrutura, com ruas asfaltadas e estação de tratamento de esgoto. Na próxima etapa, todos os contemplados devem visitar os imóveis, acompanhados de um técnico da empresa Lotufo, responsável pela construção do conjunto habitacional, para conhecer toda a estrutura do local.  Todos receberão as chaves da nova residência após assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal.