Habitação e Regularização Fundiária /

10 de Junho de 2013 19h18

Prefeitura de Cuiabá reinicia cadastro social dos moradores do Dr. Fábio 2

10/06/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá inicia nesta terça-feira (11) o recadastramento dos moradores de baixa renda do bairro Dr. Fábio 2, que serão beneficiados com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC-2.

As visitas serão feitas individualmente em cada residência e realizadas por uma equipe de técnicos e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Cidades. Eles farão um diagnóstico social da família, que irá determinar o benefício a ser recebido.

Para sanar as dúvidas dos moradores da região, a Secretaria montou um ponto de atendimento na Igreja Batista Shekinah, localizada na rua Porto Alegre, quadra 25, lote 03.

As famílias que já moram no local e que recebem de 0 a 3 salários mínimos terão suas casas regularizadas e, conforme prevê o PAC-2, poderão ter suas residências ampliadas e/ou reformadas com os recursos.

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, a Prefeitura de Cuiabá irá construir 472 casas populares no bairro Doutor Fábio II e outras 475 casas no bairro Jonas Pinheiro, totalizando 947 residências sem custo algum para as famílias carentes da região. Além disso, 440 casas de moradores carentes, que se encontram em situação precária, serão reformadas com os recursos da Prefeitura de Cuiabá e do programa federal.

Outros benefícios levados pelo programa, que prevê um investimento de R$ 95,5 milhões, é a construção de um Posto de Saúde da Família, com três equipes de agentes, e também de uma escola municipal.

Também serão asfaltadas, no Dr. Fábio II, cerca de 70% das ruas, o que corresponde a 30 quilômetros de obras.

Já no Altos da Serra II, que também faz parte desta etapa do programa, o asfalto chegará em 12 quilômetros de ruas, o que corresponde a 58% do bairro. Também será realizada a regularização fundiária de 100% dos lotes de habitação de interesse social e ampliação e reforma das unidades habitacionais.

Em reunião com os moradores do bairro Dr. Fábio no último dia 7 de junho, o prefeito Mauro Mendes garantiu que nenhuma família que seja comprovadamente de baixa renda será retirada de suas casas.

“As famílias que realmente necessitam de uma moradia podem ficar tranquilas, ninguém ficará na rua. Pelo contrário, a Prefeitura está trabalhando para que tenham uma moradia digna”, afirmou Mauro Mendes.

O secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista, ressaltou ainda a importância da regularização fundiária que será executada na região.

“Aqueles moradores que se encaixam no perfil de baixa renda e de vulnerabilidade social terão a escritura de sua casa em mãos, o que garantirá mais segurança para sua família, além de poder exigir acesso aos serviços de saúde, escola ou creche”, completou.