Habitação e Regularização Fundiária /

06 de Novembro de 2013 18h13

Prefeitura de Cuiabá estuda reassentamento de famílias que residem em áreas de risco

06/11/2013

Renata Neves

A Prefeitura Municipal de Cuiabá fará o remanejamento das famílias que residem às margens do Córrego Gumitá, no bairro Novo Mato Grosso. As famílias serão remanejadas no prazo aproximado de um ano e meio para o Residencial Jonas Pinheiro (3ª etapa).

Segundo o secretário de Cidades de Cuiabá, Suelme Evangelista, não se trata de desapropriação, mas de um remanejamento planejado. Uma equipe técnica da secretaria realizou o levantamento social das famílias e identificou a existência de 187 residindo em área considerada de risco, localizada na faixa de 30 metros do córrego.

“O Residencial Jonas Pinheiro terá toda infraestrutura necessária para garantir a elas uma vida digna, diferente da que levam atualmente”, ressaltou Suelme.

O residencial está em fase de construção na região da Grande Morada da Serra – e a previsão é de que seja concluído em 2015. Na área serão construídas 452 residências, cada uma com área total de 52m².

“A opção de morar em um local bem estruturado, em residências dignas, foi bem recebida pela maioria dos moradores do local, uma vez que a maioria vive em barracos ou habitações improvisadas”, afirmou o secretário.

A Prefeitura de Cuiabá avalia a possibilidade de implantar uma Avenida no local hoje ocupado pelas famílias. Contudo, Suelme Evangelista esclarece que o projeto ainda está em fase inicial de estudo.

“A Avenida Parque faria a ligação entre as avenidas do CPA e das Torres, dando uma importante solução ao problema de mobilidade urbana de Cuiabá e evitando que outras famílias voltem a ocupar o local”, explica.

Balanço - Atualmente há 6.480 famílias vivendo às margens dos 23 córregos existentes em Cuiabá, áreas consideradas de risco, e a prefeitura está trabalhando para mudar essa realidade.

“Temos apenas 11 meses de gestão, contudo já estamos oferecendo alternativas a essas famílias. Um exemplo é o residencial localizado no bairro Altos do Parque, que será inaugurado em janeiro de 2014 e irá abrigar aproximadamente 200 famílias que vivem na beira de córregos”, destacou Suelme.