Habitação e Regularização Fundiária /

08 de Julho de 2013 11h27

Prefeitura de Cuiabá entrega as chaves de 472 casas populares

08/07/2013

Ana Assumpção

A Prefeitura de Cuiabá, o Governo de Mato Grosso e a Caixa Econômica Federal entregaram na manhã desta segunda-feira (08) as chaves aos contemplados com uma casa do Residencial Altos do Parque I, pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo, 472 famílias foram beneficiadas com as unidades habitacionais.

“Hoje, mais do que residências, estamos entregando o sonho da casa própria a essas famílias. A Prefeitura de Cuiabá está empenhada em realizar mais sonhos e, nos próximos quatro anos, entregaremos mais 22 mil novas casas e iremos garantir a dignidade de mais famílias cuiabanas”, anunciou o prefeito Mauro Mendes.

O Residencial Altos do Parque I está localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros (acesso para Santo Antônio), região do Coxipó. O local já conta toda sinalização viária pronta, pontos de ônibus e coleta de lixo. Na solenidade de inauguração, Mauro Mendes anunciou ainda a construção de um Centro de Educação Infantil e uma unidade do Programa de Saúde da Família. O residencial também já conta com coleta de lixo, que será feita sempre às terças, quintas e sábados, e é atendido pela linha de ônibus 610.

De acordo com a primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, que também fez a entrega das chaves e desenvolve ações sociais no município, o novo residencial é um exemplo do sucesso da parceria entre Prefeitura, Caixa Econômica e Governo Estadual e que se empenharam em mudar a vida das 472 famílias que viviam em vulnerabilidade social.

Segundo o superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira, a construção das residências pelo Minha Casa Minha Vida só é possível graças à parceria entre governo federal, Estado e Prefeitura, que trabalham juntos pela diminuição das desigualdades sociais.

“Não estamos entregando somente casas. Estamos garantindo que essas famílias tenham acesso ao saneamento básico, educação, saúde e segurança”, afirmou Pereira.

Os contratos entre os beneficiários e a Caixa Econômica Federal foram assinados nos dias 04 e 05 de junho. Os candidatos foram analisados por assistentes sociais das Secretarias Municipais de Cidades e de Assistência Social e, posteriormente, selecionados por sorteio, realizado no dia 27 de maio.

O secretário de Cidades de Cuiabá, Suelme Evangelista Fernandes, ressalta que a situação das famílias foi analisada de forma minuciosa e que todas foram visitadas por equipes da Secretaria antes de ser inseridas no programa.

“A Prefeitura estabeleceu critérios rígidos, para que as casas só sejam destinadas às pessoas que realmente precisam, ou seja, se se encontram em vulnerabilidade social”, destacou Suelme.

Representando todos os novos moradores do Residencial Altos do Parque I, Maria da Conceição Zeferino da Silva, agradeceu ao prefeito Mauro Mendes e aos demais representantes envolvidos pela sua casa própria.

“É um sonho realizado. Agora podemos dar dignidade e segurança aos nossos filhos”, disse.

Estavam presentes na solenidade de inauguração os secretários municipais de Educação, Gilberto Figueiredo; de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade; de Fazenda, Guilherme Müller; de Meio Ambiente, Antonio Maximo; de Desenvolvimento Urbano, Lamartine Godoy; e de Comunicação, Kleber Lima