/

24 de Agosto de 2010 17h00

Habitação qualifica estudantes de Serviço Social

24/08/2010

Marcio Moreira-Assessoria/AMHP

Acadêmicas do curso de Serviço Social da UFMT, UNIC e UNIVAG têm a oportunidade de vivenciar o exercício da pratica profissional, através de estágio extra-curricular realizado na Agência Municipal de Habitação Popular (AMHP). Atualmente dez estudantes cumprem uma carga horária de trinta horas semanais na AMHP, e recebem bolsa auxílio e vale-transporte pela atividade desenvolvida.

Acompanhadas pelas assistentes sociais, as acadêmicas realizaram o cadastramento sócio-econômico-ambiental das famílias das comunidades Vila Formosa e Paraíso das Oliveiras para a regularização fundiária. “Pude observar que na região existem muitas famílias que aguardam do poder público melhorias na infra-estrutura. E que se emocionaram ao saber que o local será regularizado, e com isso, esse tempo haverá de chegar logo”, disse a estudante Carolina Campos, do 2º semestre do curso de Serviço Social da Univag.

De acordo com a supervisora das estagiárias, assistente social Francismary Amorim, esse é um momento ímpar da formação. “Os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato e  intervir na realidade sócio-econômico-ambiental encontrada”, observou ela..

Para a estudante Isabela Cristina Gomes, o estágio é a melhor forma de entender a teoria já que na prática lidam diretamente com a comunidade.

Já Cassandra Marcos, que cursa o sétimo semestre na Univag, reconhece a importância que a Agência Municipal de Habitação Popular dá aos profissionais de Serviço Social pelo grande número de assistentes sociais na instituição. “Geralmente a demanda é grande, mas muitos Municípios não têm essa visão de contratar vários profissionais”, disse Cassandra.

Francismary Amorim ressaltou que hoje atuam oito assistentes sociais, sendo quatro efetivas e quatro contratadas. O quadro conta ainda com dez estagiárias que em conjunto realizam todos os levantamentos sócio-econômicos-ambientais, além de trabalhar nos diversos programas e projetos habitacionais desenvolvidos pela AMHP. “Muitas dessas profissionais que estão aqui um dia foram estagiárias na AMHP. Passar por esse estágio é passaporte para um futuro profissional promissor e que estão sendo visados por prefeituras do interior do Estado e Governo”.