Habitação e Regularização Fundiária /

22 de Junho de 2011 09h00

Famílias do residencial Jonas Pinheiro são cadastradas em programa social

22/06/2011

Rosane Brandão/PMC

Cento e seis famílias, que moram no conjunto habitacional Senador Jonas Pinheiro, foram cadastradas pela Prefeitura de Cuiabá no programa do Governo Federal Bolsa Família. Ao todo moram no residencial 196 famílias e todas serão beneficiadas com o programa. A segunda etapa do cadastramento será realizada no dia 1º de julho das 8h às 17h. A ação é realizada em parceria entre a Agência Municipal de Habitação e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A inscrição no Bolsa Família também será feita pela Prefeitura para todos moradores dos residenciais Milton Figueiredo, Jardim Aroeira, Coronel Torquato, Novo Tempo, Novo Milênio e Sucuri, que foram construídos com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em parceria com o estado e o município. O FNHIS visa diminuir o déficit habitacional do país, mas fixa alguns critérios para a utilização dos recursos, como programas sociais com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades, entre eles a inscrição no Bolsa Família.

O residencial Jonas Pinheiro, localizado na região do Grande CPA, também foi executado com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e entregue às famílias pela Prefeitura no último mês de março. Possui toda a infraestrutura (com uma estação de tratamento dentro do conjunto habitacional) e rede elétrica de baixa e alta tensão.

Todas famílias desse residencial viviam em áreas de risco às margens do córrego Gumitá, nos bairros Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Centro América, Vila Rosa, Planalto e Tancredo Neves, numa área total de 12 quilômetros de extensão.

A desocupação das margens do Gumitá surgiu em 2001, quando uma forte chuva vitimou 15 moradores, que viviam às margens de rios e córregos da capital. A retirada das famílias também ajudará a recuperar as áreas degradadas do entorno do córrego que são as APPS (Área de Preservação Permanente).