Habitação e Regularização Fundiária /

17 de Junho de 2011 11h55

Emanuel aponta reflexos sociais da casa própria

17/06/2011

João Carlos Queiroz/Secom

Também presente hoje (17-06) no Residencial Jonas Pinheiro, onde equipes da Habitação e Assistência Social desenvolvem o cadastramento das 196 famílias residentes no lugar, o presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, João Emanuel, interpretou o programa de cessão de moradias gratuitas como um dos mais completos voltados à população de baixa renda. "É justiça social. Possuir casa própria representa o sonho da maioria dos brasileiros assalariados. E a Prefeitura, via Pasta da Habitação, tem se desdobrado para garantir às pessoas que alcancem isto. Os residenciais entregues atestam o compromisso da administração do prefeito Chico Galindo com a comunidade carente". 

Emanuel diz que não basta apenas entregar casa a quem dela necessita, mas também assegurar condições de manutenção da moradia e qualidade de vida às famílias. "Com o CAD Único (cadastro), as famílias têm, além de casa nova, longe do sufoco das áreas de risco, também perspectivas de acréscimo da renda familiar (Bolsa Família e inclusão nas tarifas sociais que abrangem água e energia elétrica). Capacitação para cursos profissionalizantes é outro ponto que o PTTS atua, na qualidade de Projeto Técnico Social. Enfim, são benefícios diversos facultados àqueles que agora dispõem de moradia digna", destacou ele.

O presidente da Agência de Habitação ainda deixou claro que a determinação do prefeito é ampliar o leque de benefícios aos moradores de baixa renda da Capital, além daqueles residentes em áreas de risco. "O Município tem incentivado programas sociais importantes, como aqueles que dão chance de aprender uma profissão, como comprovam as assistentes sociais da Habitação. São pessoas que pretendem ir avante; a meta é progredir e ajudar os familiares. Então, isto é a continuidade do compromisso municipal para com os habitantes de Cuiabá, os mais necessitados de apoio. O prefeito Chico Galindo possui essa visão social em todas as ações desenvolvidas nas Pastas que compõem sua administração", concluiu.