Habitação e Regularização Fundiária /

29 de Março de 2012 12h54

Centenas de famílias recebem as chaves da casa própria, através de parceria entre governo do estado, Caixa Econômica e prefeitura de Cuiabá

29/03/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3313-3320


Centenas de famílias estiveram nesta quinta-feira (29-03) na solenidade de inauguração e entrega das chaves dos residenciais “Alice Novack” e “Nilce Paes Barreto”, na região do Distrito Industrial. As casas foram construídas através de parcerias entre a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, governo do estado e Caixa Econômica Federal.

Foram entregues 923 residências para famílias que viviam em áreas de risco ou sobe vulnerabilidade social, indicadas pela prefeitura, e para aquelas que foram sorteadas no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O residencial “Alice Novack” é composto de 423 casas, sendo 212 destinadas para moradores de áreas de risco, e 211 para as famílias sorteadas no programa federal. Já o “Nilce Paes Barreto” possui 500 residências, que foram divididas entre as famílias de áreas de risco e as sorteadas.

Para o secretário de Habitação de Cuiabá, João Emanuel Ferreira Lima, a aquisição da casa própria é um sonho realizado para muitas famílias, principalmente para aquelas que vivem em áreas de risco. “Tenho certeza de que muitas pessoas nem dormiram essa noite, tamanha a expectativa. Principalmente as famílias cujo foco principal era sair das áreas de risco e que hoje estão vindo para um local seguro, com asfalto, água tratada e sistema de esgoto”, disse o secretário.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira, acredita que este é um resgate da qualidade de vida para todas as famílias e também para a capital, pois muitas moravam de favor ou pagavam aluguel, além daquelas que viviam em condições sub-humanas. “Foram R$ 30 milhões em recursos públicos muito bem investidos, que o mutuário irá pagar em parcelas justas e que trará melhor qualidade de vida para ele e também para Cuiabá”, pontuou.

A aposentada Anita Ficagna Armann, foi uma das indicadas pela prefeitura e não escondia a felicidade. Ela contou que durante muitos anos morou em uma área de risco, pagando aluguel, e agora terá sua própria casa. “É um alívio. Pela primeira vez terei minha casa própria, depois de anos pagando aluguel e vivendo em um lugar que, nessa época de chuva, durante a noite tínhamos que passar a mão no chão para ver se não estava alagado. A felicidade é tanta que nem dormi essa noite”, comentou Anita.

Cada uma das instituições parceiras ficou responsável por uma etapa do programa, sendo o governo do estado o responsável pela construção dos residenciais, e a Caixa Econômica Federal pelo financiamento e aprovação dos candidatos.

Já a prefeitura de Cuiabá, além do cadastramento das famílias que vivem em áreas de risco ou sobe vulnerabilidade social, também fará a remoção desses moradores das antigas casas e bairros, a demolição das moradias em áreas de risco, o congelamento do local e a fiscalização, para que outras famílias não ocupem lugares já condenados.