Habitação e Regularização Fundiária /

29 de Maio de 2013 17h26

5ª Conferência da Cidade reuniu mais de 800 pessoas para discutir o futuro de Cuiabá

29/05/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

Para discutir de maneira democrática e participativa as mudanças urbanas e inovações propostas pela população, mais de 800 representantes de entidades públicas, organizações da sociedade civil, líderes de bairros e sociedade em geral se reuniram durante a 5ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, que é preparatório para a Conferência Nacional das Cidades, ocorreu nos dias 28 e 29 de abril em Cuiabá.

“A implantação e o fortalecimento do processo de conferências e conselhos, em todos os níveis da federação, têm como princípios a participação e o controle social. Esta é uma forma contínua de aproximar as ações dos governos à realidade da população”, destacou o secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista.

Ao final da 5ª Conferência da Cidade, foram aprovadas mais de 30 propostas, entre os eixos de mobilidade urbana, acesso à moradia e saneamento ambiental.

“A Prefeitura de Cuiabá e o secretário Suelme estão de parabéns pelo sucesso da Conferência. Todas as esferas do poder público participaram e somaram para o futuro de uma Cuiabá mais sustentável, moderna e digna para a sua população”, afirmou a integrante do Conselho Municipal de Cultura, Marlene Kirchesch.

A 5ª Conferência da Cidade contou com a inédita participação de alunos da rede pública de ensino. “Nem a greve dos motoristas de ônibus prejudicou a participação dos jovens. O encontro conseguiu reunir as mais diversas categorias, classes e ideologias”, observou a produtora cultural Margarete da Cruz.

O evento promoveu cerca de 15 palestras e painéis, que debateram questões como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização e conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até três salários mínimos, mobilidade urbana e outros assuntos.