Governo /

26 de Setembro de 2013 16h00

Três mil pessoas participaram da elaboração do orçamento de Cuiabá

26/09/2013

Priscilla Vilela

Cerca de três mil pessoas participaram da elaboração do Orçamento Participativo, que teve sua última etapa realizada na quarta-feira (26). Os participantes do projeto elegeram ainda 86 delegados para acompanharem a execução dos R$ 25 milhões do orçamento de 2014 destinados ao programa.

O secretário de Governo, Fábio Garcia, acompanhou todo o processo em que a população determinou quais seriam as prioridades para investimentos nos bairros.

“O Orçamento Participativo foi a forma que a Prefeitura de Cuiabá escolheu para incluir a população nas decisões que a afetam – e a resposta que obtivemos foi bastante positiva. O programa teve uma grande participação e agora iniciaremos o processo de colocar em prática tudo aquilo que já foi decidido nas discussões”, disse Garcia.

De forma geral, o asfaltamento e a construção de creches foram os pontos considerados como cruciais para imediata melhoria. No entanto, cada região elencou à equipe da Prefeitura de Cuiabá quais são os aspectos que mais ansiavam para melhoria.

Os moradores de bairros que compõem a região Norte da cidade, por exemplo, determinaram que 50% do dinheiro do orçamento que cabe a eles, deverão ser aplicados em asfaltamento e o restante em reformas. Já os residentes da área Sul, pediram que 100% da verba sejam aplicados exclusivamente para o asfaltamento. 

Cada uma destas regiões escolheu ainda separadamente seus representantes: os delegados, que irão fiscalizar de perto na Câmara de Cuiabá a votação do orçamento. Ao todo, foram realizadas mais de vinte reuniões, entre a população e o Poder Público municipal, para a finalização do Orçamento Participativo.

Confira em que será aplicado o orçamento para cada região:

Sul: 100% asfaltamento.

Norte: 50% asfaltamento e restante 50% em reformas para unidades de saúde, estádios e creches.

Leste: 50% asfaltamento; 10% reforma do posto de saúde; 10% reforma ou construção de praças; 20% construção ou reforma de creche comunitária.

Oeste: asfaltamento, ação social e regularização fundiária.

Zona Rural: A zona rural foi dividida por distrito; de Aguaçú, Nova Esperança, Sucuri e Coxipó do Ouro. Todos estes escolherem o asfaltamento, reforma do centro comunitário e do Pronto Socorro como prioridades.