Governo /

18 de Outubro de 2013 14h40

Servidores da Prefeitura de Cuiabá aderem à campanha Outubro Rosa

18/10/2013

Priscilla Vilela

Servidores da Prefeitura de Cuiabá aderiram à campanha “Outubro Rosa”, evento mundial que trabalha pela conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a semana foram realizadas nas Secretarias e Unidades ações de alerta quanto à necessidade de se combater o câncer, com distribuição de laços cor de rosa (símbolo mundial da campanha) e realização de palestra sobre o tema.

A intenção é de mostrar ao público feminino a necessidade de realizar o autoexame para diagnóstico da doença antes que haja um agravamento, dificultando a cura.

Na Prefeitura de Cuiabá, 58% dos servidores são mulheres.

Juliana Costa, oncologista da Associação dos Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama – MT Mamma, afirma que, para diminuir o índice de mortalidade pelo câncer de mama, a melhor saída é a prevenção e diagnóstico precoce.

Hoje, pela falta de diagnóstico precoce, de cada 100 mulheres detectadas com câncer de mama, 39% morrem após cinco anos da descoberta da enfermidade, justamente por detectaram o câncer em estágio mais avançado.

Para tentar retrair esse índice é que a servidora Marilene Marchese, da Secretaria de Governo de Cuiabá, considera que ações como essas realizadas na Prefeitura de Cuiabá são extremamente importantes.

“É preciso detectar as anormalidades, se existentes, o quanto antes, e, com o autoexame, aumentam as chances de cura. Tem mulher que tem medo de realizar o autoexame e descobrir algo. Mas é preciso cuidar da vida com amor e saúde”, ponderou.