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21 de Março de 2012 10h45

Secretários municipais buscam soluções para que as obras de mobilidade urbana não causem congestionamentos em Cuiabá

21/03/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

Os secretários municipais de Cuiabá debateram, em reunião da segunda câmara temática realizada ontem (20-03), as adequações necessárias para as obras da Copa do Mundo de 2014. O foco das discussões foram as rotas alternativas para as intervenções de mobilidade urbana e a flexibilização dos horários de entrada e saída dos servidores municipais.

Sobre a flexibilização dos horários de trabalho dos funcionários públicos da capital, os gestores decidiram organizar uma enquete em cada pasta, para avaliar qual seria a melhor solução. A ideia é diminuir o fluxo de automóveis nos chamados “horários de pico” durante as obras de intervenção. Os secretários deverão entregar os resultados das enquetes na próxima reunião.

As reuniões das câmaras temáticas da prefeitura de Cuiabá estão sendo realizadas todas as terças-feiras.

Em relação às rotas alternativas para o trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) apresentou diversos planos para diminuir os congestionamentos que deverão ocorrer com o fechamento de avenidas. Conforme os técnicos da pasta, em alguns locais existe a possibilidade de 5 ou 6 rotas alternativas.

“Mas há lugares, como a avenida Dante de Oliveira, em que existe somente uma rota”, explicou um dos técnicos da SMTU. No caso da saída Cuiabá-Várzea Grande, pela ponte Maria Eliza Bocaiúva - a Ponte Nova - na avenida Miguel Sutil, existem quatro rotas para diminuir o fluxo de automóveis.

A SMTU tem visitado inúmeros pontos da capital, avaliando a possibilidade das rotas alternativas, já que é preciso contar com moradores entrando e saindo de suas casas, pois as rotas passam por dentro dos bairros, além da necessidade de se evitar acidentes.

“Quando se pensou nas rotas alternativas, pensou-se também em evitar aquelas que têm escolas, creches e feiras no caminho. Quando não há essa possibilidade haverá um monitor para controlar o fluxo”, explicou a SMTU.

Em vários casos, as rotas alternativas necessitarão de recapeamento, duplicação de ruas ou sinalização. Também foi discutida a possibilidade de rotas próprias para os veículos de segurança, Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, demonstrou preocupação com a proximidade das obras da Copa, que não podem atrasar. “Precisamos fazer essas mudanças e viabilizar as rotas alternativas o mais rápido possível, porque algumas alterações não levam menos de 60 dias e não podemos fazer com que o início das obras da Copa atrase. Por isso, temos que ter planos A e B, ou seja, o ideal e o mínimo necessário e não fingir que estamos fazendo alguma coisa”, alertou Galindo, que também pediu que tudo o que for realizado em relação as rotas alternativas seja comunicado ao governo do Estado, sendo uma cópia para o governador Silval Barbosa e outra para a Secopa.

Participaram da reunião, além do prefeito e da primeira-dama, Norma Sueli Galindo, gestores e representantes das secretarias Municipais de Trânsito e Transporte, Infraestrutura, Turismo, Saúde, Esporte e Cidadania, Comunicação, Fazenda, Cultura, Educação, Governo e Meio Ambiente e Assuntos Fundiários.