Governo /

17 de Outubro de 2013 16h08

Regularização fundiária é uma das principais demandas da população no Orçamento Participativo

17/10/2013

Priscilla Vilela

A Prefeitura de Cuiabá realizou o Orçamento Participativo para consultar a população sobre as principais demandas de investimento na capital e conseguiu constatar que as necessidades do âmbito municipal podem diferir das necessidades locais.

Novas unidades de creches e asfaltamento foram apontadas como principais setores a serem priorizados para a cidade, mas nos bairros, as principais necessidades elencadas foram outras, como por exemplo, regularização fundiária.

O fator, segundo o secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia, demonstra que a população enxerga alguns problemas como comunitários, mas, setorialmente, ao lado de sua própria casa, enxerga outras prioridades.

“Durante as reuniões nós conseguimos ver que, apesar de todos quererem o asfaltamento e mais creches por enxergar que isso beneficiaria a capital, havia outras preferências para destinação dos recursos para essas pessoas”, diz.

A identificação do fato foi feita durante o aprofundamento das discussões sobre o Orçamento Participativo, em que a população elegeu quais áreas deveriam ser prioridade no investimento dos R$ 25 milhões destinados ao programa.

“Isso mostra que em sua realidade, ao lado de sua casa, a população tem outras necessidades e que precisam ser resolvidas mais rapidamente, já que a atingem diretamente”, comenta Garcia.

Além da regularização fundiária, programas sociais, saúde e transporte coletivo também serão o foco da destinação do orçamento. A fiscalização de cumprimento da verba, conforme foi apontado pelos moradores das regiões, será feita por delegados.

A elaboração do Orçamento Participativo para o período de 2014 a 2017 teve início em julho e contou com a participação de três mil pessoas para sua elaboração. Ao todo, foram realizadas mais de 20 reuniões entre a população e a Prefeitura de Cuiabá.