Governo / MEDIDAS PREVENTIVAS

30 de Março de 2020 09h42

Quem não fez está pagando essa conta com vidas, diz Pinheiro sobre medidas de prevenção

30/03/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Entrando na última semana sob vigência dos primeiros decretos editados para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito Emanuel Pinheiro avaliou que as medidas têm sido fundamentais para conter o avanço do contágio na Capital. O chefe do Executivo cuiabano reforçou que, apesar de duras, as ações seguem os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

“Neste primeiro momento, tomamos medidas duras com o único objetivo de defender a saúde e a vida da população. Essas medidas não expressam a minha vontade pessoal, apenas seguem a recomendação da OMS. Quem não fez, ou demorou a adotar esses procedimentos, está pagando essa conta com vidas”, destacou Pinheiro. 

Uma das primeira medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá foi a suspensão das atividades escolares na rede municipal de ensino, com distribuição da merenda escolar aos alunos em situação de vulnerabilidade. “Suspendemos as aulas para proteger toda a população. Jovens e crianças podem não ser diretamente os maiores afetados pelos efeitos do vírus, mas são vetores de transmissão da doença, e muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma”, acrescentou. 

O prefeito Emanuel Pinheiro ainda comentou novamente sobre a posição de suspender o funcionamento de comércios e atividades econômicas que não fazem parte do grupo considerado de atuação essencial ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Pinheiro explicou que as determinações são baseadas em decisões técnicas, já adotas em grandes centros urbanos que enfrentam o mesmo problema. 

Corroborando com o ato da Prefeitura de Cuiabá, o desembargador Orlando de Almeida Perri decidiu em favor o Município de Cuiabá sobre a continuação do período de isolamento social na capital e fechamento do comércio. A decisão foi tomada neste domingo (29), após mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado pela Procuradoria Geral do Município contra decreto estadual nº 425/2020, que autorizava a volta do funcionamento do comércio em Cuiabá.

“Entendo a angústia causada pelo fechamento do comércio e de outras atividades econômicas. Mas, essa foi uma decisão técnica, adotada no mundo inteiro. A economia a gente retoma, mas uma vida perdida não se recupera. Com os mesmo critérios que temos seguido, chegará um momento onde, gradativamente, vamos flexibilizar as medidas restritivas, até voltarmos a normalidade”,  

Emanuel também reforçou a necessidade de isolamento social como principal medida de combate ao Covid-19 e agradeceu a dedicação de toda a população. “O isolamento social é o melhor caminho para conter o avanço do contágio e ganhar tempo para preparar nosso sistema de saúde. Agradeço o empenho de todos nessa luta, com um registro muito especial aos nosso bravos profissionais da saúde. Essa guerra só venceremos juntos. Por isso, reforço o nosso apelo: por favor, fique em casa!”, pontuou.