Governo /

31 de Outubro de 2012 14h15

Projeto Laços Eternos contempla 50 adolescentes grávidas de Cuiabá

31/10/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá (65) 3645-6054

A prefeitura de Cuiabá lançou na segunda-feira (29/10), no Centro de Referência Valorizando Vidas, o projeto Laços Eternos, que vai orientar e apoiar 50 adolescentes grávidas da capital, entre os 12 e 17 anos.

“O projeto trará informações importantes sobre saúde e cidadania às adolescentes com oficinas socioeducativas, além de oportunizar exercícios físicos, como hidroginástica, que contribuem na hora do parto e aprendizado da técnica Shantala, visando o fortalecimento da relação mãe e filho”, explicou a coordenadora do CRVV, Rosa Luzardo.

“A proposta é inserir socialmente as adolescentes, possibilitando-lhes novas perspectivas de vida e sensibilizando-as sobre assuntos importantes para a sua vida presente e futura”, disse a coordenadora.

A coordenadora do projeto, Rita Borges, contou que a ideia para o Laços Eternos, surgiu do projeto Um Sonho a Mais, que oportunizou um baile de debutantes para cem meninas carentes. “Durante o projeto Um Sonho a Mais nos deparamos com muitas meninas grávidas que não podiam participar do baile. Assim surgiu a ideia do Laços Eternos, um projeto piloto, que vai atender adolescentes grávidas de bairros periféricos, com toda a estrutura que elas precisam”.

Para Eliandra Almeida, 17 anos, tudo o que será trabalhado durante o projeto será importante para mães pela primeira vez. Ela já é casada e o filho foi uma opção do casal. “Será uma grande experiência. Todas as explicações e orientações que teremos vão nos ajudar a saber criar um filho, amamentar e dar amor da forma como deve ser”, comentou.

O projeto Laços Eternos foi idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, que viu a necessidade de orientar e apoiar adolescentes gestantes, após estudos que apontaram um número significativo de adolescentes primíparas, ou seja, na primeira gestação.

“As meninas vão receber também o enxoval completo para os bebês até os oito meses, carrinho, bolsa, hidratantes, além do apoio e orientações. É uma mudança drástica na vida delas e temos certeza de que o projeto ajudará a transformar muitas dessas vidas”, comentou a primeira dama.

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e a Universidade Federal de Mato Grosso através do departamento de Enfermagem, terão voluntários para orientar as futuras mamães e transformá-las em multiplicadoras dessas informações junto às suas comunidades.

De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), em Cuiabá, no ano de 2010, nasceram 1.665 crianças, filhos de adolescentes na faixa compreendida entre 10 e 19 anos de idade.