Governo /

02 de Julho de 2012 10h46

Primeira dama de Cuiabá lança segunda etapa do projeto "Um Sonho a Mais"

02/07/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6459


No encerramento da primeira etapa do projeto “Um Sonho a Mais”, na última sexta-feira (29/06), no Centro de Referência Valorizando Vidas, a primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, destacou o desejo de dar continuidade à iniciativa e lançou a segunda etapa do projeto. Na nova etapa, o “Um Sonho a Mais” vai contemplar mais 193 adolescentes, incluindo jovens grávidas através do projeto Mãe Menininha.

“O Mãe Menininha terá oficinas, orientações médicas e psicológicas para jovens que engravidam muito cedo. A ideia é dar continuidade ao Um Sonho a Mais de forma mais ampla, ampliando as ações junto às comunidades e orientações sobre cidadania e inclusão social”, explicou a primeira dama.

A primeira dama fez um balanço bastante positivo sobre a primeira etapa do projeto, especialmente porque as 100 primeiras adolescentes contempladas continuam participando de ações sociais em suas comunidades. “Elas farão a diferença na nossa sociedade”, afirmou.

“As meninas terão a oportunidade de participar de cursos e oficinas que começam nos próximos dias”, contou a coordenadora do Centro de Referência, Rosa Maria Luzardo. Segundo ela, 70 adolescentes farão curso de gastronomia; 60 de teatro; 70 estudarão idiomas e 70 participarão de oficinas sobre sustentabilidade.

A adolescente Ketellin Pereira Rosa afirmou que vai continuar participando das ações promovidas pelo projeto, como as oficinas e cursos. “Foi um projeto perfeito, em que fiz muitas amizades. O melhor de tudo foi o baile de debutantes, que foi a realização de um sonho”.

Para Eliane Apolinário, mãe da adolescente Ana Paula Apolinário, que participou da primeira etapa e é deficiente visual, a filha teve um grande desenvolvimento social, além de evolução na coordenação motora. “Ela quase não se mexia, não falava e agora tudo está diferente, até pandeiro ela tocou. Foi um momento muito especial”, disse.

O projeto “Um Sonho a Mais” teve o objetivo de contemplar a população jovem da capital, a fim de potencializar os meios para formação e inserção social. Oriundas de programas sociais da rede municipal, as adolescentes contempladas viveram experiências que contribuíram para o fortalecimento da autoestima, exercício da cidadania e inclusão social.

As meninas, com idades entre 14 e 16 anos, participaram de atividades educativas e trabalhos voluntários nas comunidades em que vivem durante três meses. O trabalho foi coroado com um baile de gala para as debutantes, realizado no dia 26 de abril.