Governo / INTEGRAÇÃO

18 de Fevereiro de 2019 16h00

Prefeito se reúne com líderes comunitários; o objetivo é aproximar a gestão das comunidades

18/02/2019

ANDRESSA SALES

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, iniciou nesta segunda-feira (18), um projeto piloto, que tem o objetivo de aproximar a gestão e o movimento comunitário de Cuiabá, para garantir que os moradores tenham pleno acesso aos serviços públicos oferecidos pela administração municipal.

Para isso, a cada segunda-feira, dez presidentes de bairros serão convidados por meio da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (UCAMB) para reunir-se com o prefeito, o vice-prefeito, Niuan Ribeiro e toda a equipe técnica composta pelos secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, o secretário adjunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa e o administrador da regional selecionada para o encontro.

“Esse contato corpo a corpo com a nossa gestão para mim é muito importante, faço questão de colocar o movimento comunitário como prioridade porque são eles que trazem para nós os anseios dos moradores, e assim, nós nos desdobramos para planejar as ações e contemplar a comunidade com aquilo que é mais importante”, explicou o prefeito.

A regional Oeste foi a primeira convidada. Dentre as reinvindicações pontuadas por cada presidente de bairro, as mais solicitadas são: asfalto ou recapeamento, espaços de lazer e reforma de centros comunitários.

“As nossas comunidades necessitam de várias obras e serviços que nem sempre o prefeito fica sabendo, e nós como presidentes de bairro somos um elo com as secretarias municipais e consequentemente com o prefeito. Somos nós que verdadeiramente conhecemos a realidade dos bairros e por isso agradecemos a iniciativa de valorizar o movimento comunitário e promover essas reuniões que, tenho certeza, resultarão na solução de demandas importantes para todas as regiões”, afirmou a presidente do bairro Ribeirão da Ponte, Ana Domingas.

No bairro Ribeirão da ponte, as reinvindicações elencadas pela presidente foram a reforma da praça com academia ao ar livre e a construção de um Centro de Saúde com unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

Para o administrador da regional Oeste, Adelson Rosa, o convite do prefeito gera uma expectativa positiva, já que a maioria dos líderes comunitários presentes buscam pela solução dessas demandas desde gestões anteriores.

“Colocar na mesa as necessidades e trabalhar com a comunidade a viabilidade, dar resposta para as demandas é o que a população espera de uma gestão. Nós, como líderes somos muito cobrados e ver que o prefeito quer nos ouvir torna as mudanças possíveis”, disse.

O prefeito destacou a parceria entre a Prefeitura e as lideranças. “É o trabalho em conjunto que faz a diferença. Muitos dos problemas apontados por eles durante esses dois anos, foram resolvidos ou encaminhados para solução, nesse ano vamos ampliar o nosso contato fazendo essas reuniões”, concluiu Pinheiro.

Os bairros partícipes desta reunião foram: Residencial Sucuri, Colorado, Jardim Ubirajara, Sucuri, Parque Amperco, Despraiado, Ribeirão da Ponte, Novo tempo e Centro.