Governo / UNIÃO DE FORÇAS

21 de Maio de 2018 17h16

Prefeito e Comando do 6º Distrito Naval dialogam sobre ações para os 300 anos

21/05/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Marinha do Brasil - Comando do 6º Distrito Naval - dialogaram sobre possíveis ações para marcar as festividades do tricentenário de Cuiabá. O encontro, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), partiu inicialmente de uma visita de cortesia feita pela instituição e se desenvolveu em uma troca de experiências, possibilidades de atividades, homenagens firmadas mediante uma parceria entre o município e a força armada.

“Tenho uma profunda admiração e respeito pela Marinha do Brasil e creio que existe uma bela trajetória que precisa ser contada e recontada ao longo dos anos. Com o tricentenário da capital cada vez mais à vista, nós temos pensado em formas de louvar esse extenso trabalho e esta visita de cortesia possui um grandioso valor. Temos alguns planos, como o anseio de devolver uma gentileza histórica feita por Corumbá no aniversário dos 200 anos da nossa cidade. Essa proposta visa honrar o presente dado à época, um obelisco que ainda se encontra na Praça Luís de Albuquerque. Mas para que isso seja possível, precisamos contar com o apoio da instituição, que nos auxiliará em se tratando dos meios e instrumentos para que essa ação possa acontecer. Além disso, temos várias outras ideias latentes que podem gerar frutos valiosos, que enalteçam o papel desta força no nosso estado ao longo das décadas”, afirmou Pinheiro.

Com sua área de jurisdição abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o 6º Distrito Naval localiza-se na cidade de Ladário (MS) e é responsável por garantir a aplicação do Poder Marítimo e Poder Naval em ambas as regiões. Cuiabá também possui um importante papel na jornada histórica da instituição, uma vez que a Marinha do Brasil se instalou no centro-oeste primeiramente na capital. Para Luiz Octávio Barros Coutinho, comandante da unidade em questão, o município e a instituição possuem uma relação extremamente simbólica e poder manifestar essa representatividade será valioso para a própria força armada.

“Existe uma memória vasta em se tratando da Marinha em território mato-grossense e ficamos profundamente gratos pelo valor que o prefeito Emanuel Pinheiro tem dado para o nosso trabalho. Queremos que a população se envolva, com maior proximidade, com o 6º Distrito Naval e é nosso desejo fazer com que várias ações nasçam a partir dessa conversa inicial. O gestor possui iniciativas ousadas, que precisam ser estudadas - considerando questões climáticas e navegabilidade, mas todos os nossos esforços serão dedicados para que possamos trabalhar conjuntamente em prol dos 300 anos desta cidade. Nossa instituição visa fortalecer o cumprimento de seus valores e normativas, unindo também seu histórico simbolismo ao crescimento e desenvolvimento da cidade”, concluiu o comandante.