Governo /

19 de Julho de 2012 12h02

Polonês fundador do Distrito do Pequizeiro doa terreno para projeto Valorizando Vidas

19/07/2012

Euziany Teodoro - (65) 3645-6459


O polonês Karol Smerecki, um dos fundadores do Distrito do Pequizeiro, em Cuiabá, oficializou nesta quarta-feira (19-07) a doação de um terreno de aproximadamente seis mil metros quadrados para o projeto “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, que visitou a comunidade no último sábado (14-07), levando vários benefícios para os moradores.
 

De acordo com Karol, trata-se de um sonho antigo dele e de sua esposa, Silvia Rossini. A área fica logo no começo do distrito. “É o local mais indicado para se fazer um parque, uma área de lazer e de utilidade pública. É o mais adequado. Tinha que ser bem  na frente, onde todo mundo passa e vê, porque aquilo que não se vê, o coração não sente”, disse Karol Smerecki. 

O distrito do Pequizeiro foi fundado por Karol, em sociedade ao amigo Salim Saad, há mais de 20 anos, e hoje abriga mais de 1.500 famílias. “Já conversamos com a primeira dama e com o prefeito e teremos uma avenida com o nome do Salim, que foi quem me criou. Era um sonho dele também e vamos levar mais sonhos para essas famílias que há muito tempo estavam sozinhas”, afirmou Silvia Rossini. 

A primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, é a idealizadora do projeto Valorizando Vidas no Seu Bairro e foi quem assinou os documentos da doação do terreno para a Prefeitura Municipal. “A cada dia aparecem novos anjos na nossa vida. Quando a gente começa a desanimar, vem pessoas como o Karol e a Silvia e nos levantam de novo”, disse. 

Karol Smerecki 

Karol Smerecki nasceu na Polônia em 1928. Aos 12 anos veio para o Brasil com a família e, há 20 anos, uniu-se ao amigo Salim Saad e compraram as terras que hoje abrigam o distrito do Pequizeiro, na estrada para Santo Antônio de Leverger. 

Karol casou-se com Aparecida Silvia Rossini há 32 anos, com quem teve cinco filhos, o mais novo é Igor Smerecki, de 20 anos. 

Há cerca de 10 anos, após o falecimento de Salim, Karol comprou a parte do amigo e passou a abrigar as famílias da região. “Sempre quisemos uma área de lazer para essas famílias. Com as mudanças que o projeto Valorizando Vidas já está levando para a nossa comunidade, esse sonho vai se tornar realidade muito em breve”, disse.