Governo / CIDADE VIVA

22 de Fevereiro de 2018 16h02

Pinheiro entrega revitalização do viaduto da UFMT e destaca importância da valorização das raízes culturais

22/02/2018

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

Valorizar os artistas regionais, promovendo o resgate da cultura cuiabana através das suas raízes, incluindo a todos neste contexto de transformação para a Cuiabá 300, 'onde existia somente um cinza do concreto, nasce o colorido da nossa gente'.  Foi o que destacou o prefeito Emanuel Pinheiro durante a solenidade de entrega da revitalização do Viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, conhecido como Viaduto da UFMT, na manhã desta quinta-feira (22).  

O chefe do Executivo lembrou que a proposta do programa “Cuiabá Cidade Viva” também é parte de um olhar sensível da primeira-dama Márcia Pinheiro, que vem desenvolvendo, junto com toda equipe, o processo de embelezamento da cidade.

“Márcia vem, junto com toda nossa equipe, desempenhando um papel de suma importância dentro da gestão. Com seu olhar sensível, sempre preocupada com o progresso da nossa Cuiabá e, dentro desse contexto, a qualidade de vida para todos, ela  está deixando a Capital mais bonita, mais cuidada e moderna, sem deixar a identidade da nossa gente”,  reiterou Pinheiro.

 Ao todo, 11 artistas participaram  do projeto de revitaliazação do local, estampando, através do estilo das artes visuais regionais, suas pinceladas pelas 23 colunas do viaduto. Um dessas estampas foi pincelada pelas mãos do artista plástico e escultor, Fred Fogaça. Presente na solenidade, o artista agradeceu a gestão atual, que vem promovendo essa valorização das artes, não se esquecendo do tempo de outrora da Capital.

“Quero agradecer, em nome dos meus colegas artistas também, ao prefeito e todos os secretários municipais, que não se esqueceram de nós neste momento tão importante da cidade. Trouxe-nos essa parceria, disponibilizando esses espaços públicos para que, através da arte, consigamos implantar nessas estruturas aspectos culturais da rica história cuiabana. Para transformar lugares e pessoas, precisamos mostrar arte, e o prefeito entendeu isso. A prova, é mais esta bonita inauguração, sinônimo não só de beleza, mas de esperança à nossa classe, que vinha, há anos, sendo esquecida. Muito obrigado”, parabenizou Fred.  

O espaço também foi contemplado com toda parte de jardinagem e melhoria na iluminação, executados pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, que realizam o trabalho de manutenção continuamente desses locais, assegurando a limpeza, conforto e segurança à população.

“Com este trabalho de revitalização e manutenção contínua nestes locais, queremos mudar a cultura de que viaduto é foco de descarte, de usuários de drogas, entre tantas outras coisas. Queremos transformar estes locais em ambientes  agradáveis, onde as pessoas se sintam seguras, acolhidas e além disso, que revivam a história de Cuiabá através da artes estampadas pelas paredes, fazendo-as  mais coloridas, como é nossa cultura. Cuiabá merece esse cuidado, principalmente  próxima de seus 300 anos”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O programa “Cuiabá Cidade Viva” já contemplou a rotatória da Viola de Cocho, na Avenida das Torres, e o Viaduto Engenheiro Domingos Iglesias Valério (Despraiado). O próximo local a receber a revitalização é o Viaduto Jamil Boutros Nadaf, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Além destes trabalhos, a Prefeitura já começou o plantio das palmeiras no canteiro central da  Avenida Fernando Corrêa da Costa.  

Sistema de drenagem - Na ocasião, o chefe do Executivo  também participou, junto com o vice-prefeito Niuan Ribeiro e secretariado, da inauguração do sistema de drenagem da Avenida Fernando Corrêa da Costa,  executado pelo Governo do Estado.