Governo / Chuvas

25 de Fevereiro de 2014 18h14

Nível do Rio Cuiabá já é considerado normal

25/02/2014

RENATA NEVES

Tchélo Figueiredo

O nível do Rio Cuiabá atingiu nesse momento 6,31 metros, o que retira a cidade do estado de alerta e já caracteriza situação de normalidade. Mesmo assim, o Comitê de Gestão de Riscos montado pela Prefeitura de Cuiabá continua monitorando em tempo real a variação do nível das águas.

“A redução do nível do rio já era esperada, mas vamos manter a atenção, pois, em virtude do período de chuvas, existe a possibilidade de voltar a aumentar”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito.

No início da manhã, o nível do rio era de 7,0m, medida que foi diminuindo ao longo do dia. Apesar de ter chovido na tarde desta terça-feira (25), nenhuma ocorrência foi registrada.

O Comitê de Gestão de Riscos foi criado por determinação do prefeito Mauro Mendes e é composto por representantes de 10 secretarias municipais: Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Assistência Social, Saúde, Cidades, Trânsito e Transportes Urbanos, Gestão e Comunicação. 

A Secretaria de Serviços Urbanos disponibilizou seis caminhões com equipes para auxiliar no suporte e limpeza dos locais atingidos pelas chuvas. A Secretaria de Assistência Social colocou equipes em alerta para realizar atendimentos em casos de necessidade.

Já a Secretaria de Saúde está orientando e alertando as equipes multidisciplinares para os atendimentos de urgência e emergência em casos de doenças que podem ser ocasionadas pelas chuvas, principalmente a leptospirose.

Todas as demais secretarias também disponibilizaram equipes para planejamento e execução de ações.

A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 193 ou 3616-9633 (horário comercial).