Governo / Ciência e Tecnologia

20 de Março de 2014 17h46

Mauro Mendes destaca tecnologia como forma de melhorar a produção estadual

20/03/2014

CAROL SANFORD

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes destacou que avanços na ciência e tecnologia irão propiciar ainda mais avanços à produção do agronegócio em Mato Grosso. Ele participou hoje (20) da abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), no Palácio Paiaguás.

“Inovação é a fonte do conhecimento e ações como essa ajudam a impulsionar a tecnologia, que em nosso Estado foi a responsável por nos colocar no ranking dos maiores produtores de grãos e da pecuária e pode nos levar ainda mais adiante”, disse Mauro Mendes.

O governador Silval Barbosa também falou sobre a importância que os avanços em tecnologia podem proporcionar a Mato Grosso. “Temos a meta de instalar um parque tecnológico em nosso Estado para avançarmos e não perdermos mais tempo em relação ao resto do mundo. Também será muito importante para agregarmos valor ao que é produzido aqui e qualificarmos a mão-de-obra”, pontuou.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, ressaltou a interação entre os setores para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

“É preciso haver maior interdisciplinaridade nas áreas para desenvolver as ciências e tecnologias. Deve ser feito em conjunto, como, por exemplo, com secretarias de ciência e tecnologia, que são parceiros fundamentais na implementação em uma política, reitores de redes de ensino superior e todo o sistema empresarial. Trata-se de somar, sistematizar e definir prioridades e recursos. Em primeiro lugar, a política científica e tecnológica deve estar enraizada na comunidade e nas instituições de pesquisa e na interface com as empresas”, defendeu o ministro.