Governo /

17 de Julho de 2013 15h36

Mais 29 bairros apresentam suas contribuições ao Orçamento Participativo

17/07/2013

Renata Neves

Moradores de 29 bairros das regiões Norte, Sul e Leste da cidade participaram de audiências do Orçamento Participativo realizadas na noite desta terça-feira (16) e sugeriram as ações que desejam que sejam executadas pela Prefeitura de Cuiabá no período de 2014 a 2017.

A presidente do Residencial Altos do São Gonçalo, Jaci Auxiliadora de Barros, aprovou a iniciativa da prefeitura de ir até os bairros para conhecer de perto as necessidades dos cuiabanos e ouvir o que têm a dizer.

“Nunca tinha participado de algo desse tipo. É a oportunidade que temos de apontar o que queremos para o nosso bairro”, disse.

Liene da Silva Neto Araújo, moradora do bairro Real Parque, afirmou estar certa de que as ações apontadas pelos moradores serão realmente executadas e aproveitou a oportunidade para pedir que todas as ruas do bairro sejam pavimentadas.

“É a primeira vez que vejo um prefeito interessado em ouvir a comunidade. Só assim será possível saber realmente do que precisamos”, declarou.

As audiências foram coordenadas pelos secretários de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, de Educação, Gilberto Figueiredo, e de Cultura e Turismo, Marcus Fabrício.

Durante reunião com moradores da região Sul, Antenor Figueiredo destacou a determinação do prefeito Mauro Mendes de que 25% do montante arrecadado com o IPTU sejam destinados à execução das obras reivindicadas pela população através do Orçamento Participativo.

Lembrou ainda algumas das principais ações desenvolvidas durante os seis primeiros meses de gestão, como o aumento de 48 para 125 médicos nas policlínicas, a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Morada do Ouro e o lançamento do Programa Novos Caminhos, que irá asfaltar 200 quilômetros de vias, recapear e reperfilar 250 quilômetros, além de patrolar e encascalhar 700 quilômetros de estradas vicinais e de todas as ruas que ainda não possuem asfalto na cidade.

Participaram das audiências moradores dos bairros Areão, Jardim Leblon, Pedregal, Lixeira, Baú, Bosque da Saúde, Campo Verde, Cangica, Dom Bosco, Bela Vista, Terra Nova, Jardim Aclimação, 21 de Abril, Renascer e Residencial Mirante, representando a região Leste da cidade.

Da região Sul, puderam dar suas sugestões ao orçamento moradores dos bairros Parque Cuiabá, Parque Atalaia, Altos do São Gonçalo, Residencial Altos do Parque, Jardim Pauliceia, Real Parque, São Matheus, Jóquei Clube, Condomínio Sávio Brandão e Jardim Mossoró.

Da região Norte form ouvidos moradores dos bairros 1º de Março, Loteamento São Thomé, Loteamento João Bosco Pinheiro e do Loteamento Jardim 1º de Março

Procedimento - Em todas as audiências as sugestões ao orçamento são apresentadas através do preenchimento de um formulário. Em seguida, são eleitos representantes das regiões que irão participar da segunda etapa de discussões, que será realizada nas quatro regiões da Capital: Norte, Sul, Leste e Oeste. Nesses encontros, serão apresentadas as sugestões feitas na primeira fase, já com as devidas análises das secretarias competentes.

Na terceira etapa, representantes da prefeitura, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado definirão os projetos que serão, de fato, incluídos no orçamento para serem executados no período de 2014 a 2017.

Agenda - As próximas audiências do Orçamento Participativo serão realizadas nas seguintes regiões:

Dia: 17/07 - quarta-feira – Regional Sul

Local: Tijucal (Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS) Av. Espigão.

Bairros: Altos do Coxipó, Tijucal, Jd. dos Ipês, Cond. Flor do Serrado, Lagoa Azul, Passaredo, São Francisco, Morada do Faval.

Dia: 17/07 - quarta-feira – Regional Oeste

Local: Centro Comunitário do bairro Araés, 19 hs.

Bairros: Araés, Duque de Caxias, Quilombo, Alvorada, Antônio Dias, Monte Líbano, Bom Clima, Despraiado, Jd. Ubirajara, Res. Despraiado, Altos da Boa Vista, Alpha Garden, Rodoviária Parque, Bordas da Chapada, Cond. Horizonte.

 

Dia: 17/07 - quarta-feira – Regional Leste

Local: Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, Recanto dos Pássaros 

Bairros: Cachoeira das Garças, Res. JK, Santa Cruz I e II, Morada dos Nobres, Jd. Universitário, Jd. Imperial, Belvedere, Res. Maria de Lourdes, Recanto do Salvador, Cond. Recanto, Res. Acássia do Coxipó, Res. Topásio, Vila Coxipó da Ponte.

 

Dia: 18/07 - quinta-feira – Regional Sul

Local: Pedra 90 Associação dos Amigos Crianças Deficientes (AACD), rua 35, quadra 175, no. 1445 (Nos fundos da Policlínica, na primeira etapa).  

Bairros: Pedra 90 (todos os setores), Cinturão Verde

 

Dia: 18/07 - quinta-feira – Zona Rural

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Cuiabá (subsolo do Palácio Alencastro). 19:00 hs

Bairros: Guia, Aguaçú, Sucuri, Coxipó do Ouro e Pequizeiro