Governo /

12 de Abril de 2012 11h50

Mãe de debutante acredita que projeto "Um sonho a mais" transforma meninas em cidadãs

12/04/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054


Para a moradora do bairro Chácara dos Pinheiros, Neuza Dorileo Freitas Rondon, o projeto “Um sonho a mais” está preparando e educando para que 100 meninas cresçam e alcancem autonomia profissional. Nesta quarta-feira, pais e familiares se reuniram com a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, para que fossem apresentados os principais pontos do baile de gala que será oferecido às debutantes, no dia 28 de abril.

Os pais das debutantes receberam orientações sobre o cronograma das atividades até o dia do baile e sobre a melhor maneira de se vestir para o evento. Durante o dia, as meninas passearam pela cidade e conheceram os principais pontos turísticos e históricos da capital. Elas ainda receberam informações sobre política e cidadania ao visitarem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Câmara Municipal de Vereadores.

Norma Sueli disse que o projeto quer fazer com que as meninas conheçam o lugar onde moram e se sintam inseridas na sociedade. “Estamos fazendo o que se faz por uma filha. Queremos construir sonhos para que elas se tornem cidadãs responsáveis e profissionais, no futuro”, disse a primeira-dama.

Neuza é mãe de uma das meninas e ficou surpresa com o convite para que a filha Maria Luiza, participasse do projeto “Um sonho a mais”, inserido no programa “Valorizando Vidas”. “Sou aluna do projeto e foi uma surpresa o convite. Estou constatando que toda essa movimentação tem feito algo por minha filha que eu nunca tinha visto antes: ela está sonhando”, afirmou.

Para ela, o principal benefício do projeto é o resgate e a recuperação do ser humano. “Essas meninas estão sendo preparadas e educadas para que cresçam e alcancem a autonomia profissional. O projeto está resgatando e mostrando que elas fazem parte da sociedade. Só tenho que agradecer por isso”, declarou Neuza.

Um Sonho a Mais

O projeto “Um Sonho a Mais” é uma homenagem aos 15 anos do Programa Siminina, ação que se tornou referência de adoção de medidas preventivas contra a gestação precoce e de combate à repetência escolar, por meio da educação, música, teatro e dança.

As meninas escolhidas para o projeto “Um Sonho a Mais” tem entre 14 e 16 anos e integram programas sociais da prefeitura de Cuiabá, como Siminina, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Pró Jovem.

Todas as selecionadas desempenharão trabalho social junto à comunidade. Elas também participarão de oficinas de etiqueta, maquiagem, cabelo, comportamento, e de confecção de currículos.