Governo / HUMANIZAÇÃO NO TRÂNSITO

06 de Junho de 2020 12h08

Excepcionalmente, prefeito vistoria obras de viadutos na Avenida das Torres e Beira-Rio

06/06/2020

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

O prefeito Emanuel Pinheiro cumpriu agenda excepcional na manhã deste sábado (5), na região do Coxipó e Beira Rio. O gestor esteve vistoriando as obras do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, que encontra-se em fase de concretagem. Pinheiro destacou a importância de dar continuidade às obras que acontecem em todas as regiões da cidade, que vão transformar a qualidade de vida da população para melhor. Também vsitou o viaduto Murilo Domingos (localizado na avenida Beira Rio) que terá 200 metros de extensão e tem investimento de  R$ 13.992.929,79.

“Mesmo em momento de pandemia, Cuiabá não pode parar. Tivemos um intervalo, um pequeno atraso na continuidade das obras, para providenciarmos os equipamentos de proteção individual e orientarmos os nossos trabalhadores sobre as medidas de biossegurança, porque a vida das pessoas está em primeiro lugar. Estou aqui em respeito ao meu papel como gestor, de fiscalizar o bom uso do dinheiro público".

Localizado na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres), o elevado que vem sendo construído possui 200 metros de extensão e recebeu 64 vigas ao longo de sua estrutura. O Município investe R$ 16.340.726,63 na execução da obra.

Conforme o projeto, coordenado pela Secretaria de Obras Públicas, no viaduto da Avenida das Torres já foram superadas as etapas de meso e infraestrutura, que compreendem a fundação das estacas raízes, concretagem das bases, levantamento dos pilares de sustentação e dos pórticos. De acordo com a Secretaria, com a fixação das vigas e início da pré-laje, a obra chegou a 50% do seu cronograma de execução. 

O viaduto leva o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa  - Juca do Guaraná "Pai". Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandato marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política, prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social. Além da trajetória política, também teve atuação destacada no campo comercial.

Já o viaduto da Avenida Beira Rio foi batizado de Murilo Domingo em homenagem ao ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, falecido aos 78 anos. Além da atuação política e comercial, exerceu um fundamental papel no campo ambiental. Murilo foi uma das primeiras lideranças políticas a levantar discussões e promover ações concretas de preservação do Rio Cuiabá.