Governo /

28 de Outubro de 2010 15h02

Dilemário diz que meta é atrair investimentos e promover a geração de emprega e renda

28/10/2010

Angela Jordão/PMC

O novo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Dilemário Alencar, está fazendo uma espécie de “raio x” de todos os programas e projetos da pasta. O objetivo é fazer um planejamento estratégico das ações da Secretaria e desenvolver todos as atividades da área com base neste planejamento. Dilemário assumiu a pasta esta semana.

A pasta, estratégica para o desenvolvimento econômico de Cuiabá, engloba várias atividades, como Emprego e Renda, Indústria, Agricultura e Abastecimento, Pró-Jovem, Sine (Sistema Nacional de Emprego), Nosso Peixe e Pró-Cuiabá, entre outros.

De acordo com Dilemário, o planejamento estratégico será focado na determinação do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, que é “transformar a Secretaria em uma ferramenta facilitadora para atrair novos investimentos para a capital. Também será uma ferramenta para a geração de emprego e renda para a população da nossa capital. O objetivo é atrair indústrias, comércio e serviços para o município”, explica ele.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito, segundo o secretário, é a valorização da agricultura familiar, meio de vida de dezenas de cuiabanos que residem em pequenas propriedades no entorno do município. “Nosso objetivo é ter uma Secretaria prestadora de serviços de qualidade para a população”, destaca o novo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Dentro do planejamento para geração de emprego, estão sendo analisados projetos como o “Emprega Cuiabá” e a “Caravana do Trabalho”, que consistem em programas que visem facilitar a empregabilidade. Dilemário conta, também, que pretende fazer uma forte interação com os Ministérios, como o do Trabalho e das Cidades, entre outros, buscando viabilizar recursos para a qualificação dos trabalhadores de Cuiabá, em diferentes áreas, objetivando principalmente a Copa de 2014.

Outra meta é fazer a aproximação da Secretaria com entidades representativas do setor produtivo, como Federação das Indústrias de Mato Grosso - Fiemt, Câmara de Dirigentes Logístas - CDL, Federação da Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso - Famato, e segmentos sociais, como cooperativas, sindicatos e associações de trabalhadores. “Vou ser um ‘caixeiro viajante’ em busca de parcerias, projetos, recursos para nossa área. Já estou com reuniões agendadas com os Sindicatos dos Garçons, Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Empregados Domésticos, entre outras categorias. Nós vamos em busca da qualificação de todos”, frisa Dilemário.