Governo /

18 de Dezembro de 2012 15h50

CRVV inaugura novos espaços e encerra atividades de 2012 com grande festa

18/12/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá

O Centro de Referência Valorizando Vidas (CRVV) encerrou as atividades deste ano, nesta segunda-feira (17/12), com uma série de atividades e a inauguração de novos espaços: as “Ilhas de Ginástica” e a Fábrica de Brinquedo.

Durante a solenidade, que contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e da primeira dama e idealizadora do programa Valorizando Vidas, Norma Sueli Galindo, idosas que frequentam o CRVV foram homenageadas e foi feito o lançamento de uma cartilha com orientações sobre os direitos dos idosos.

Dona Terezinha, 82 anos, é uma das frequentadoras do Centro de Referência. Para ela, o trabalho feito no local trouxe grandes benefícios, como a formação de um círculo de amizades. “Além disso, realizamos atividades que curam as depressões e nos ensinam um ofício para melhorar a renda familiar”.

A coordenadora do Centro de Referência, Rosa Luzardo, comentou que o trabalho do CRVV é dinâmico e constante para atender aos 13 bairros da região. “E com a inauguração desses novos espaços vamos ampliar os atendimentos para dois mil por mês”.

Para Norma Sueli, a continuação do espaço vai depender da vontade da população. “Esse espaço é de vocês, porque somos dignos do que o poder público pode oferecer. É lutando pelo que queremos que se constrói a cidadania. Saímos com a cabeça erguida, pois pudemos fazer muito mais do que nos propusemos”.

Galindo parabenizou toda a equipe pelo empenho e porque valorizaram as vidas daqueles que muitas vezes estavam esquecidos.

Centro de Referência Valorizando Vidas

O Centro de Referência Valorizando Vidas é uma ação do Programa de Governo “Valorizando Vidas”. Esta ação é resultado da necessidade de ampliar serviços, benefícios e atendimentos às pessoas mais vulneráveis, visando a promoção e inclusão social das famílias mais vulneráveis.

Hoje, o Centro de Referência se tornou um importante espaço de desenvolvimento de atividades culturais, educativas, esportivas, recreativas e de lazer, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. As ações aqui executadas atendem a diferentes segmentos sociais, em especial, aos idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, por meio de atividades, cujo objetivo principal é a inserção socioeconômica das famílias atendidas, proporcionando a promoção da melhoria de qualidade de vida, dos direitos e da cidadania.

O estabelecimento de parcerias foi um dos grandes diferenciais das ações do CRVV e se constitui como uma importante estratégia de gestão, onde contamos com diferentes Instituições e Órgãos, tanto governamentais como não governamentais do nosso município. Este apoio foi fundamental para conseguirmos atingir nossas metas.

Hoje o Centro já pode contabilizar nos seis meses de atendimento, mais de 74 mil atendimentos, a 3.330 cursistas participantes dos 56 cursos e oficinas, que propiciaram  Inclusão digital e produtiva, além de promoção da cidadania, qualidade de vida por meio de orientações sobre e meio ambiente, acesso a garantia de direitos, a oportunidades de trabalho e troca de experiências, resgate da cultura cuiabana, inserção e habilitação de idosos e pessoas com deficiência, visando a minimização  da pobreza das pessoas beneficiadas.

Para alcance de bons resultados neste trabalho o CRVV conta com uma equipe técnica e estagiários, capacitada para desenvolver diferentes ações e atividades, como cursos e oficinas, além de acompanhar e  monitorar  projetos temáticos além de acompanharem, monitorem e avaliarem  as ações, visando mais que bons resultados, mas principalmente a inclusão social das famílias cadastradas.

Ressaltamos ainda, que o CRVV com a finalidade de melhor atender seus usuários, disponibiliza para essa população, mais dois importantes espaços físicos, como as Ilhas de Ginástica destinadas a Idosos, Pessoas com Deficiências e Crianças, além da Fábrica de Brinquedos, que proporcionarão atividades de promoção da saúde e atividades laborais, através de oficinas para jovens e adultos.

O objetivo é promover a inclusão produtiva, com enfoque na pluralidade de vozes, nas múltiplas experiências, na observação de ritmos, e interesses diversos do povo cuiabano.