Governo /

13 de Novembro de 2013 15h57

Com criação de Fundo, Prefeitura pretende asfaltar toda Cuiabá em 10 anos

13/11/2013

Priscilla Vilela

Já está tramitando na Câmara de Cuiabá o projeto de criação do Fundo de Pavimentação Urbana, que visa à destinar recursos para um programa contínuo de asfaltamento do município. A iniciativa, que partiu da Prefeitura de Cuiabá, visa a ampliar o atual programa Novos Caminhos, que já repavimentou mais de 80 quilômetros de ruas e avenidas este ano.

Caso seja aprovado, o Fundo possibilitará que as ruas e avenidas da capital que ainda tenham a necessidade de ser asfaltada possam receber o investimento com uma maior rapidez, já que os recursos aplicados serão exclusivamente destinados para obras de asfaltamento. O objetivo é que Cuiabá esteja completamente pavimentada no prazo de 10 anos.

 O secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia, afirma que a intenção do projeto partiu do conceito visualizado pelo prefeito Mauro Mendes, de que, com ruas asfaltadas, a população terá maior acessibilidade a serviços essenciais, como coleta de lixo, educação, saneamento e até mesmo saúde.

“Nossa percepção é de que, com o asfalto, outros fatores passam a ser mais acessíveis àquelas regiões mais carentes. Se a rua está pavimentada, diminue-se até o número de doenças, já que há diminuição de poeira, por exemplo”, pontuou.

O projeto do Fundo de Pavimentação Urbana foi discutido no Legislativo Municipal ainda no início desta semana, com a presença dos vereadores Arilson da Silva, Dilemário Alencar e Chico 2000, e representantes das associações de moradores de bairros e coordenadores regionais e das distritais.